qua 22/maio/2024 10:55
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Freepik

Inep antecipa para esta terça-feira (14) a divulgação do gabarito do Enem

redacao
Redação Dia a Dia

A divulgação do gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 será antercipada para esta terça-feira (14), às 19h. A data definida antes era 24 de novembro.

O anúncio foi feito neste domingo (12) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em uma coletiva realizada após a segunda etapa do exame.

O ministro reforçou a orientação àqueles que se sentiram prejudicados na aplicação das provas. Eles terão o prazo de 13 a 17 de novembro para reivindicar a reaplicação da prova. “A reaplicação ocorrerá nos dias 12 e 13 de dezembro”, disse Santana.

Questão anulada

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anulou uma questão da prova aplicada neste domingo (12). O teste cobrou conhecimentos sobre a gripe H1N1.

Segundo Camilo Santana, a questão foi anulada por falta de ineditismo. “Foi identificado que ela já havia sido aplicada em uma das provas do Enem para pessoas privadas de liberdade em 2010. Portanto, esta questão estará anulada”, afirmou.

O segundo dia de provas do Enem cobrou conhecimento de ciências da natureza e matemática. A prova teve início às 13h30, e os candidatos tiveram que responder a 45 questões de matemática e a 45 de física, química e biologia.

Neste domingo, 32% dos inscritos não compareceram ao exame. Também foram eliminados 2.217 candidatos por irregularidades como portar equipamentos eletrônicos ou sair antes do horário permitido.

Vazamento de caderno de prova

Um arquivo digital do caderno de provas da segunda etapa do Enem 2023 foi enviado ao R7 Educação por dois cursos preparatórios às 17h32 deste domingo. O conteúdo só poderia ser divulgado a partir das 18h, horário mínimo para sair do teste com o exame impresso.

Na coletiva após a aplicação das provas, o ministro da Educação, Camilo Santana, falou sobre o vazamento. “Quero comentar dois fatos que ocorreram neste segundo dia. Primeiro foi a circulação de imagens da prova por volta das 17h, ou seja, uma hora antes do horário autorizado para sair do ambiente da aplicação com o teste impresso. Nós imediatamente acionamos novamente a Polícia Federal”, disse Santana. O outro fato era a anulação da questão da prova.

Segundo o ministro, não há prejuízo aos candidatos porque não houve, de acordo com ele, vazamento antes do começo da aplicação da prova. “A prova tinha sido iniciada às 13h30. Todos os portões estavam fechados quando, três horas e meia depois, houve essas circulações”, afirmou.

Este não é o primeiro caso de vazamento de prova no Enem 2023. Na primeira etapa, no domingo (5), uma foto da página do exame com o tema da redação circulou nas redes sociais após o fechamento dos portões, às 13h30, e antes do horário em que os primeiros candidatos foram liberados.

Com informações do R7

 

frio-parque-nacional-caparao-21-05-2024 (1)

Frio abaixo de zero e geada transformam paisagem do Parque Nacional do Caparaó

peter-costab-21-05-2024

Golpista clona número do prefeito e faz vítimas em Mimoso do Sul

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

Leia mais