seg 15/dezembro/2025 13:34
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Instituto Jones dos Santos Neves lança índice para medir desenvolvimento no ES

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), lançou um indicador que medirá as desigualdades sociais existentes entre as microrregiões capixabas, permitindo melhor distribuição do investimento público e a promoção do crescimento equilibrado em todo o Estado.

É o Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável (IDRS) do Espírito Santo, que faz parte das entregas do Projeto Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS-ES), realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Desde o mês de junho, o indicador está sendo apresentado, em reuniões presenciais, aos integrantes dos Conselhos de Desenvolvimento Regional Sustentável (CDRS), das microrregiões capixabas.

A diretora de Estudos e Pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves e coordenadora geral do Projeto DRS, Latussa Laranja, destaca que o IDRS será um instrumento valioso para gestores estaduais e municipais no planejamento das políticas públicas a serem adotadas.

“Ele foi desenvolvido e disponibilizado por microrregião e para o Estado do Espírito Santo. Trata-se de um indicador sintético com foco na melhoria da qualidade de vida do cidadão”, ressalta Latussa.

Segundo ela, o objetivo é medir as desigualdades sociais e regionais com vistas à promoção da equidade, a distribuição dos investimentos e dos benefícios econômicos e sociais de maneira equilibrada e sustentável.

“Toda essa informação está em um painel interativo, disponibilizado no site do Projeto DRS, e pode ser acessada por gestores, pesquisadores e o próprio cidadão”, completou Latussa Laranja.

A coordenadora de Estatística do Instituto Jones dos Santos Neves, Letícia Furtado, explicou a metodologia utilizada para a elaboração do IDRS e os critérios de seleção dos indicadores apresentados.

“O índice é composto por cinco dimensões: Econômico, Ambiental, Territorial, Social e Gestão Pública. Desde 2019, iniciamos as análises para construção dos índices e indicadores que tiveram como base as informações provenientes das reuniões e debates dos CDRS. Como critério para a seleção dos indicadores, procuramos utilizar dados contínuos, municipais, extraídos de fontes de dados confiáveis e com periodicidade anual”, afirmou Letícia Furtado.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

atendimento-hospitalar

TCE-ES suspende seleção de OSS para hospital de Muqui por irregularidades

Leia mais