dom 28/abril/2024 10:37
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Instituto Marlin Azul divulga resultado do concurso Curta Vitória a Minas II  

redacao
Redação Dia a Dia

Já foram escolhidos pelo Instituto Marlim Azul os dez moradores de cidades mineiras e capixabas do entorno da Estrada de Ferro Vitória a Minas que viverão a experiência coletiva de fazer um filme.

O resultado do Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas II foi divulgado nesta quinta-feira (28). Os autores selecionados participarão de uma oficina audiovisual.

Depois disso voltarão para os municípios para gravação das histórias com o envolvimento e a mobilização dos moradores, num movimento de fortalecimento da comunidade e do território.

A lista dos selecionados está disponível abaixo e no site https://curtavitoriaaminas.com.br/ .Foram selecionadas histórias das cidades de Baixo Guandu, Colatina, Ibiraçu, João Neiva, no Espírito Santo, e Aimorés, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Naque, e Nova Era, em Minas Gerais.

O projeto de formação, produção e difusão audiovisual resultará na realização de dez curtas-metragens, de até 15 minutos, com roteiro, direção e produção dos autores.

O projeto quer, a partir da oportunidade de contar uma história e transformar em filme, envolver e mobilizar a comunidade de cada cidade em torno de um projeto cultural de realização coletiva, valorizando os talentos e as potencialidades locais.

O Curta Vitória a Minas II é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com a realização do Instituto Marlin Azul, Secretaria Especial de Cultura/Ministério do Turismo.

 

Histórias

A diversidade marca o perfil das histórias escolhidas. O conjunto reúne temáticas como relatos de vida; infância; empoderamento feminino; causos; crenças; encontros e despedidas das viagens de trem; a simplicidade e os desafios da vida do campo; os laços familiares e até a história e a contribuição do movimento rock’n’roll do noroeste capixaba.

A seleção traz assuntos como a riqueza das griôs, as guardiãs dos saberes e fazeres ancestrais; e a proteção e preservação das águas e das matas.

Outro tema que despertou a atenção para a realização de uma obra audiovisual foi a experiência de projetos sociais no acompanhamento e na proteção de gestantes em situação de vulnerabilidade social, a defesa do parto humanizado e o combate à violência obstétrica.

Para selecionar as histórias, a comissão integrada por profissionais do audiovisual considerou critérios como o grau de originalidade do texto e o interesse gerado pelo tema.

 

Curso e Gravação

O Curso de Formação Básica será realizado no período de quatro a 18 de setembro, a partir de aulas presenciais. Os autores participarão de uma imersão audiovisual com aulas teóricas e práticas ministradas por profissionais de renome do cinema, da televisão e do jornalismo.

Os participantes estudarão conteúdos sobre roteiro, direção, direção de fotografia, produção, som, direção de arte, edição, finalização e mobilização comunitária.

Após as oficinas audiovisuais, os autores retornarão aos municípios de origem para organização das filmagens com base no roteiro e o no plano de produção elaborados no decorrer do curso.

Nesta etapa de gravação, o selecionado mobilizará membros da comunidade para participarem da experiência de gravar o filme, integrando funções técnicas ou artísticas, com o acompanhamento de profissionais e com o suporte de equipamentos de fotografia e de som do projeto.

Na sequência, os filmes passarão pela etapa de montagem e de finalização, sempre sob a direção do autor selecionado.

 

Exibição

            A terceira etapa do Curta Vitória a Minas II será a exibição dos documentários e ficções para as comunidades em sessões abertas e gratuitas. Um circuito de difusão com telonas de cinema percorrerá ruas e praças das cidades para apresentar os curtas feitos pelos moradores durante o processo de formação e produção. Em seguida, as obras serão inscritas em mostras e festivais audiovisuais de todo o país, possibilitando a divulgação e a visibilidade dos conteúdos para outros públicos.

 

Os selecionados

 

Nome: Ademir de Sena Moreira

História: O Tempo Era 1972

Cidade/Estado: Naque (MG)

 

Nome: Ana Paula da Conceição Imberti

História: Sem Título

Cidade/Estado: Ibiraçu (ES)

Nome: Edmar Souza Moreira

História: O Dia dos Peixes

Cidade/Estado: Coronel Fabriciano (MG)

Nome: Elisangela Bello Pereira Barcellos

História: Lia, Entre o Rio e a Ferrovia

Cidade/Estado: Aimorés (MG)

Nome: Jaslinne Pyetra Matias dos Santos

História: Um Ponto Rotineiro

Cidade/Estado: Baixo Guandu (ES)

Nome: Luan Ériclis Damázio da Silva

História: O T-Rex e a Pedra Lascada

Cidade/Estado: João Neiva (ES)

 

Nome: Luciene da Conceição Mendes Crepalde

História: Dezinha e sua Saga

Cidade/Estado: Nova Era (MG)

Nome: Nilo José Rezende Tardin

História: Colatina, a Princesa do Rock

Cidade/Estado: Colatina (ES)

Nome: Patrícia Araújo Azevedo Alves

História: “Um Olhar para a Maternidade”

Cidade/Estado: Coronel Fabriciano (MG)

Nome: Rita de Cacia Bordone

História: Santa Cruz

Cidade/Estado: Ipatinga (MG)

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais