ter 16/dezembro/2025 20:23
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ipês-amarelos plantados por ONG florescem e colorem inverno em Cachoeiro

Nas ruas, árvores foram plantadas com gradis. Foto: ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve

Um engajado grupo resolveu devolver um pouco das cores da natureza a lugares em que imperavam os “cinquenta tons de cinza” de asfalto, calçadas e blocos. E assim a sede de Cachoeiro de Itapemirim ficou mais viva ao ganhar o encanto dos 200 ipês-amarelos plantados em sua área, uma iniciativa que floresceu pelas mãos da ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve.

Nesta época do ano as árvores ostentam toda a sua beleza pela cidade. Diferentemente de outras espécies, o ipê-amarelo floresce no inverno. Seu colorido intenso é um presente para os olhos de quem passa na Rua Moreira, nas proximidades do Liceu Muniz Freire; nas imediações dos hospitais Unimed, Santa Casa e Infantil; perto do Fórum Municipal, no bairro Independência; na Linha Vermelha e na Avenida Beira-Rio.

Grupo em ação na Linha Vermelha para plantio de árvores. Foto: ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve

“A ideia surgiu em 2016. Plantamos algumas de forma embrionária, com apoio de voluntários e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A partir de 2017, nossa ação aumentou, pois fomos contemplados pelo projeto Florestas Urbanas com um convênio entre a ONG Caminhadas e Trilhas – Preserve e a Fundação Banco do Brasil. Ganhamos 100 ipês-amarelos completos, com gradis, e os plantamos pela sede. Hoje a cidade está toda florida. O número total chegou a 200 ipês com a doação de voluntários  e as sobras das margens do programa”, ressalta o presidente da ONG, João Luiz Madureira Júnior.

Imagem de arquivo do começo de plantio do projeto Florestas Urbanas

O trabalho requer todo o cuidado com as mudas, que já têm uma média de nove anos quando chegam ao solo. “No momento do plantio, sempre verificamos as calçadas, a fiação e o tamanho da rua para ver qual a melhor árvore para cada local. E depois, continuamos dando atenção a todos as árvores, fazendo essa gestão com os poderes públicos. Somos agora participantes da lei municipal que vai legislar sobre o plantio de árvores pela cidade, mas já demos ideia ao prefeito Victor Coelho de deixar um grande legado para a cidade com o plantio de mil árvores da zona urbana. Seria uma obra perene”, acrescenta.

Leia mais: ONG planta 110 ipês amarelos na área central de Cachoeiro

Sobre o ipê-amarelo

O ipê-amarelo é encontrado em todas as regiões do Brasil e sempre chamou a atenção de naturalistas, poetas, escritores e até de políticos. Em 1961, o então presidente Jânio Quadros declarou a árvore, da espécie Tabebuia vellosoi, a Flor Nacional. Desde então,  é a flor símbolo de nosso país.

Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda, e é o nome popular usado para designar um grupo de nove ou dez espécies de árvores com características semelhantes de flores brancas, amarelas, rosas, roxas ou lilás.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais