“Mesmo com a torcida de muitos para que a entrega do Kit Covid não fosse uma realidade aqui no nosso município, apresento para toda a população o nosso Kit Covid”.
Com essa frase divulgada nas redes sociais, o prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha, confirmou o início pra esta quinta-feira (2) da distribuição do kit de medicamentos para combater a doença que já matou 1.692 pessoas no Estado.
O kit, que, segundo a prefeitura, vem com hidroxicloroquina, ivermectina, azitromicina e zinco, começa a ser entregue nas unidades Sentinela do município, específicas para pacientes com sintomas de coronavírus, situadas na Vila e em Itaipava.
Popularmente conhecida por kit cloroquina, em Itapemirim o conjunto de medicamentos está sendo chamado de Kit Covid pela prefeitura. Estão separados em embalagens plásticas.
Para receber o kit, o paciente deve procurar a unidade Sentinela, onde passará por exame para comprovar a doença. Para isso, a prefeitura anunciou a compra, por meio de licitação, dos testes rápidos que vai permitir testar entre 2 a 3 mil pessoas.
Com relação ao kit, a prefeitura lembra que o paciente tem a escolha de fazer ou não uso dos medicamentos e que, caso queira receber, assinará um termo de responsabilidade e autorização.
Outras cidades demonstram interesse no uso destes medicamentos no combate à doença, entre elas, Vitória, que publicou protocolo para o uso dos remédios na fase inicial da doença.