A Secretaria de Saúde de Itapemirim, durante busca de documentos nos seus arquivos, localizou 1.737 requisições com pedidos de agendamentos de consultas, fisioterapias, e cirurgias dermatológicas, que não tiveram os atendimentos prestados.
Os pedidos estavam em caixas com documentos arquivados, na Agência Municipal de Regulação (AMA). De acordo com o secretário municipal de Saúde Joseli Marquezini. no período de transição, a nova gestão municipal não foi informada sobre os documentos, e a localização se deu por acaso, durante os trabalhos de rotina.
“Foi um grande susto. Um número elevado dessas requisição é do ano de 2020, e infelizmente essas pessoas até hoje não foram atendidas”, frisou.
Segundo Marquezini, uma equipe foi designada para analisar todas as guias, contatar os pacientes, e finalmente agendar os serviços solicitados.
Devido ao grande tempo de espera, o intuito dessa triagem é verificar se os pacientes seguem aguardando, ou se já solucionaram por outras vias.
“Infelizmente, devido a longa espera, muitos contatos informados já não são mais dos pacientes, entre outras coisas. Mas seguimos firmes averiguando caso a caso” concluiu o Secretário.
O secretário ressalta que os pacientes que estiverem aguardando esses agendamentos podem procurar o Núcleo de Regulação da Secretaria de Saúde ou entrar em contato pelo número 28 99258-8730 (ligação ou whatsapp).