DiaaDiaES.com.br

Jiu-jítsu Cachoeiro: os grandes mestres

Prefácio

O artigo a seguir é sobre a história e trajetória do jiu-jítsu no mundo e principalmente em Cachoeiro de Itapemirim. Uma homenagem aos professores que são verdadeiros mestres, que com humildade e dedicação formam homens de caráter e ensinam a verdadeira força das artes marciais.

Pra mim foi uma honra e um enorme desafio contar a história de todas as escolas e seus fantásticos mestres. OSS

O jiu-jítsu

Jujutsu (em japonês柔術, jūjutsu), mais conhecido na sua forma ocidentalizada jiu-jítsu, e seu significado vêm da junção do kanjin ju, suavidade, brandura… e do kanjin jutsu, que significa técnica… logo jiu-jítsu significa técnica suave.

O jiu-jítsu possui uma origem secular, e como observamos com as demais artes marciais ancestrais, sua origem não pode ser apontada com precisão.

Entre tanto estilos de luta parecidos foram verificados em diversos povos, da Índia à China, nos séculos III e VIII. Mas foi no Japão que essa arte encontrou o melhor ambiente para se desenvolver e se aperfeiçoar, mais especificamente nas escolas de samurais, a casta guerreira do Japão feudal.

Os samurais

Os samurais eram guerreiros japoneses que defendiam os senhores feudais. A tradução da palavra samurai é  “aquele que serve”.

Foram esses guerreiros que mais utilizaram e aperfeiçoaram o jiu-jítsu, e em 1868, na Era Meji, os samurais perdem o direito de usar espadas, forçando os praticantes a focarem ainda mais na arte marcial.

Os samurais, assim como os praticantes de jiu-jítsu, são guiados por um rigoroso código de conduta chamado Bushido.

Jiu-jítsu no Brasil

O jiu-jítsu chega ao Brasil no início do  século passado, quando os japoneses se instalam no norte do país, em Belém do Pará, fundando uma colônia. O líder deste grupo japonês é o mestre Matsumaeda, conhecido também por “Homem das mil lutas” (por ter vencido 1.000 combates), ou o “Homem mais forte que já viveu”.

Matsumaeda também era conhecido como Conde Coma (pois era assim que ele deixava seus adversários, em coma). Os japoneses, na figura de seu líder, recebem ajuda de um banqueiro e o Conde Coma, como gratidão, ensina ao filho mais velho do banqueiro, Carlos Gracie, o jiu-jítsu.

Matsumaeda, o Conde Coma ou o Homem mais forte que já viveu

O jiu-jítsu Gracie

Em 1916, Carlos foi apresentado ao jiu-jítsu aos 14 anos de idade por Matsumaeda e logo se tornou um ávido aluno por alguns anos. Os treinamentos sob a orientação de Maeda tiveram um impacto profundo em sua mente. Ele jamais havia sentido o nível de autocontrole e autoconfiança proporcionado pela prática do jiu-jítsu.

Professor de artes marciais no começo do século 20 no Brasil não era exatamente a atividade mais promissora. O conhecimento que as pessoas tinham sobre jiu-jítsu era praticamente inexistente, o que tornava difícil encontrar alunos dispostos a pagar para aprender.

Os únicos que davam valor no que Carlos Gracie tinha para ensinar eram os integrantes da polícia e militares. E uma oportunidade para dar aulas finalmente apareceu para ele, em Minas Gerais.

Em 1925 foi fundada a primeira Escola Gracie, na Rua Marquês de Abrantes, n° 106 no Rio de Janeiro. Com 23 anos de idade, Carlos Gracie conhecia bem os extraordinários benefícios que o jiu-jítsu poderia proporcionar à vida de uma pessoa e a fundação de uma escola representava um marco muito importante em seu projeto de fazer do jiu-jítsu um esporte nacional.

Carlos Gracie

Jiu-jítsu em Cachoeiro e as escolas

(Em ordem alfabética)

A ALLIANCE e o início de tudo.

Em meados dos anos 90, em Cachoeiro, um  empresário visionário chamado Carlos Herval trouxe para Cachoeiro o mestre carioca Cardivandro, da Alliance Jiu-Jítsu, por intermédio de Fabricio Depes.

O mestre Fabricio Depes logo se tornaria o pioneiro cachoeirense no jiu-jítsu, uma vez que ele foi o primeiro a treinar jiu-jítsu em nossa cidade e também foi um dos precursores a introduzir essa arte em Cachoeiro.

Fabricio Depes treinou duro no Rio e quando voltou para Cachoeiro também se tornou o primeiro faixa preta da Terra de Roberto Carlos. E assim como seu mestre começou a dar aulas, montando a academia Sabre. Porém os dois, hoje em dia, infelizmente, não estão mais ensinando.

A Alliance de Cachoeiro atualmente é representada pelo mestre Adriano Veridiano (conhecido respeitosamente como Gelinho).

Obs.: mestre Adriano e Fabricio Depes também foram professores de Raphael Cardoso Chiecon, que mais tarde seria um dos fundadores da GFTEAM Cachoeiro.

O mestre Ronirlei Costa de Souza era da Alliance e hoje é GFTEAM. Inclusive mestre Adriano e mestre Roni pegaram a faixa preta no mesmo dia, 23 de outubro de 2003.

Endereço atual da Aliance: Rua Plinio Vieira Machado, n° 68, Ibitiquara.

Alliance Jiu-Jítsu

A Alliance é uma equipe de  jiu-jítsu fundada em 1993 pelo mestre Romero Cavalcanti (faixa preta de Rolls Gracie) e pelo mestre Roberto Barão, além de alguns de seus alunos como: Fábio Gurgel, Fernando Gurgel, Roberto Traven e Alexander Gigi Paiva. Campeã mundial em 1998, 1999 e 2008 pela IBJJF. A equipe possui  academias espalhadas pelo Brasil e por diversos outros países do mundo.

A Alliance conquistou até o momento 12 campeonatos mundiais masculino e 10 campeonatos mundiais feminino.

A Gracie Barra

Essa escola foi introduzida em 2015 pelo faixa preta Abelardo de Abreu Neto (conhecido respeitosamente por Ratinho, que também fora aluno de Adriano Verediano).

E assim como a Alliance e demais escolas é uma das maiores franquias de jiu-jítsu do mundo. O diferencial da Gracie Barra é a padronização de kimono, aula, escolas…

Gracie Barra

A Gracie Barra foi fundada oficialmente em 1986 pelo mestre Carlos Gracie.

A Gracie Barra produziu alguns dos campeões de jiu-jítsu mais difíceis de serem batidos e muita gente, das mais diversas áreas, idades e formações, encontrou ali um ambiente favorável ao aprendizado de técnicas excepcionais.

A Gracie Barra em Cachoeiro se localiza na Rua João Geaquinto, n°1, bairro Ibitiquara.

A GFTEAM

Foi introduzida em Cachoeiro em meados de 2011 pelo faixa preta Raphael Cardoso Chiecon (de Cachoeiro) e mestre Ronirlei Costa de Souza (de Marataízes, e atual mestre de Raphael Cardoso, também conhecido por mestre Roni), em parceria com um dos fundadores da equipe, mestre Julio Cesar.

Os amigos Eduardo Veridiano (jiu-jiteiro faixa preta e primo de Adriano Verediano) e Raphael tiveram contato com esse estilo em um campeonato nos Estados Unidos, e aí surgiu o convite ao mestre Roni para fundar a GFTEAM Cachoeiro. Com o tempo, o faixa preta Savio Fabiani (na época faixa azul) se juntou à equipe.

Na reunião de fundação do grupo GFTEAM em Cachoeiro estavam presentes: mestre Julio, mestre Roni, faixa preta Luciano Candal, faixa preta Raphael Cardoso e faixa preta Eduardo Veridiano.

Gfteam

A GFTEAM começou em 1996, na Universidade Gama Filho, campus Taquara, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com incentivo dos professores Pedro Gama Filho e Paulo Jardim, os precursores na construção da equipe de jiu-jítsu. Os professores Júlio César, Marcus Bello e Alexandre Baraúna deram os primeiros passos para o crescimento e expansão do jiu-jítsu.

A equipe conta com mais de 250 representantes espalhados por todo o mundo, com investimentos de crescer ainda mais. A GFTEAM possui atletas/lutadores notáveis com um grande apelo marcial, sendo uma das escolas mais respeitadas no Brasil.

A matriz agora está localizada no bairro Méier, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Em Cachoeiro, a GFTEAM está localizada no CT DE LUTAS, Shopping Cachoeiro.

A Gracie Humaitá

Foi introduzida em 2000 pelo mestre Bruno Pitanga, em Cachoeiro. A princípio as aulas eram ministradas no Jaraguá Tenis Clube, e em 2015 se estabeleceu no bairro Paraíso.

O faixa preta João Carlos Fernandes da Silva (que também foi aluno de mestre Adriano Veridiano) se destaca como professor da modalidade, se juntando à equipe de mestre Bruno, sendo uma adição valiosa à equipe do Gracie Humaitá.

Gracie Humaitá

Embora essa escola exista desde 1925, a equipe foi criada em 1960, na rua Humaitá 52, bairro do Botafogo, Rio de Janeiro, e passou a ser conhecida como Gracie Humaitá, sendo uma das mais antigas do Brasil em atividade.

A Gracie Humaitá é administrada por Rolker Gracie, único membro da família que permaneceu morando no Brasil. Até o ano de 2000, Rolker contava com a ajuda de seu irmão Royler, que é considerado por muitos como um dos maiores professores de todos os tempos e mestre de muitos atletas e professores renomados.

A Gracie Humaitá em Cachoeiro se localiza na rua Quintino Bocaiúva, n°60. Instagram @drbrunopitanga.

Galeria de mestres

(Em ordem alfabética decrescente)

GRACIE HUMAITÁ

Mestre Bruno Pitanga
Mestres Royler Gracie, Rickson Gracie, Kron Gracie e Bruno Pitanga
Faixa preta João Carlos Fernandes da Silva

GFTEAM

Mestre Ronirlei Costa de Souza
Faixa preta Raphael Cardoso Chiecon
Faixa preta Savio Fabiani

GRACIE BARRA

Faixa preta Abelardo de Abreu Neto

ALLIANCE

Mestre Adriano Verediano
Linha do tempo do jiu-jítsu em Cachoeiro

1995 Alliance é introduzida em Cachoeiro.

2000 Bruno Pitanga traz o jiu-jítsu Gracie Humaitá.

2011 É fundada a Gfteam por Roni e Raphael.

2015 Chega em Cachoeiro a Gracie Barra, trazida pelo Abelardo de Abreu.

GALERIA DAS ESCOLAS

Conclusão

Embora tenha vindo do Japão, foi no Brasil que o jiu-jítsu foi reinventado por uma família cuja linhagem se tornou lendária nas artes marciais. Guerreiros imbatíveis que construíram um sólido legado nas arenas do Brasil e no mundo. A família Gracie é mais que um nome, é um legado e icônico símbolo de nossa arte.

E em Cachoeiro esse legado é reflexo na altíssima qualidade técnica de nossos mestres. Guerreiros que com dedicação fizeram de Cachoeiro uma referência estadual, formando atletas de altíssimo nivel, competindo inclusive nos Estados Unidos e demais países. E, claro, mestres que todos os dias constroem além de atletas, seres humanos comprometidos com a ética e com a compaixão.

Agradecimentos especiais

A todos os mestres e alunos que fizeram e fazem do jiu-jítsu em Cachoeiro uma referência e um sonho possível. E cabe a esse que vos escreve e a nossa cidade uma reverência e um muito obrigado.

OSS…

Carregando....

O site do Jornal Dia a Dia ES pode usar cookies para melhorar sua experiência. Você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Ler mais...

mersin escort bayan - escort eskişehir - Meritroyalbet - nakitbahis.club - Vippark - winyou.club -

Betexper

%d blogueiros gostam disto: