sex 26/abril/2024 04:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Jovens doadores que foram à Santa Casa. Foto: Santa Casa de Cachoeiro

Jovens se unem para doar sangue na Santa Casa de Cachoeiro

Erika Santos

Um gesto de amor que vem da juventude. Nesta semana, oito jovens estiveram no Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro para fazer uma doação. A iniciativa chama atenção porque o número de pessoas nessa faixa etária disposta a doar é muito pequeno.

A iniciativa foi de Fernando Zucoloto, um jovem de 18 anos que informou que sempre teve essa vontade, e que agora junto com os amigos se sentiu mais motivado a realizar esse desejo. Além dele, outras duas amigas doaram: Amanda Miliorini e Karollyn Fabiano, ambas de 18 anos.

Os outros cinco jovens não estavam aptos a doar, mas retornarão na próxima semana para realizar a coleta.

De acordo com o enfermeiro Guilherme Polastrelli, no último mês o banco de sangue teve 473 doadores. Destes, apenas seis deles têm idade abaixo de 18 anos e 120 têm entre 18 e 29 anos.

“A maioria dos jovens tem boa saúde e pode passar a ser um doador frequente por vários anos, É possível começar a doar desde os 16 anos acompanhados pelo seu responsável legal”, afirmou Guilherme, que acredita que o incentivo aos jovens sobre a doação de sangue desde cedo é de grande importância.

O enfermeiro ainda relatou que é de extrema importância que o ambiente da doação seja acolhedor e que mostre aos jovens como esse ato é valioso, de forma que eles possam dividir essa experiência com os demais amigos, criando uma rede de solidariedade.

Aniversário

Uma das propostas de incentivo a doação de sangue que tem inspirado jovens de outros estados é o pedido da doação como presente de aniversário.

Outro estímulo é trocar uma tarde no shopping por um encontro no hemocentro ou reunir os colegas de escola para juntos vivenciarem a primeira doação.

Estoques

O banco de sangue da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro atende a urgências e emergências de toda região Sul, além de fornecer sangue para o hospital infantil Francisco de Assis e para a Santa Casa de Castelo.

Para manter os estoques abastecidos é necessário o número de 30 doações/dia, o que nem sempre é possível, segundo informou a instituição. Uma única doação pode salvar até quatro vidas.

A transfusão de sangue é indispensável para pessoas que se submetem a procedimentos e intervenções médicas; para pacientes com doenças crônicas graves, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Como doar

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Os doadores devem estar munidos de documento oficial com foto e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

O banco de sangue da Santa Casa funciona de segunda a sexta, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Para doações em grupos acima de cinco pessoas basta ligar e agendar pelo telefone (28) 2101-2103.

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Leia mais