ter 16/dezembro/2025 09:33
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Justiça manda Facebook devolver página à jornalista Luciana Máximo

Justiça determina devolução de página à jornalista

A jornalista Luciana Máximo conquistou sua primeira vitória na ação que moveu contra o Facebook para recuperar a página do seu jornal Espírito Santo Notícias, com mais de 60 mil seguidores, que foi invadido por hackers no dia cinco de agosto.

Na sentença, a juíza da 1ª Vara do Juizado Especial Cível de Piúma, Serenuza Marques Chamon, deu 48 horas para que os representantes do Facebook Serviços Online do Brasil devolvam a conta, sob pena de multa diária de R$ 500,00, até o limite de R$ 15 mil.

Luciana relembra que ao tentar fazer uma live e não conseguir, acionou o profissional que a assessorava e descobriu que ela não era mais a proprietária, e nem ele o administrador da página e que o perfil havia sido hackeado.

A jornalista se diz aliviada com o resultado, que corrigiu uma grande injustiça, já que seus seguidores foram conquistados com trabalho árduo, seriedade e respeito.

Segundo a advogada Patrícia Peruzzo Nicolini, sócia fundadora do escritório Morghetti & Peruzzo Advogados, que representa a autora e promoveu o ajuizamento da ação, consoante entendimento do Superior Tribunal de Justiça a exploração comercial da internet, mesmo que de forma gratuita, está sujeita aos ditames do Código de Defesa do Consumidor.

Afirma ainda a advogada que no caso, a invasão da conta aconteceu por falha de segurança do sistema do Facebook.

“Isto, portanto, caracterizou falha na prestação do serviço, de modo que o Facebook Brasil responde por tal falha independentemente da verificação de culpa, respondendo, inclusive, pelos danos dela decorrentes”, enfatizou.

A juíza destacou que Luciana Máximo providenciou a notificação extrajudicial, mas que o Facebook permaneceu inerte, destacando que foram feitas postagens incompatíveis com o campo de atuação do Espírito Santo Notícias.

“O fato também demonstra o periculum in mora, tendo em vista que o bom nome da autora poderá ser colocado em risco, a depender do tipo de postagem publicada”, asseverou a magistrada.

Luciana Máximo comemora e ressalta que o resultado não poderia ser outro. “Espero que quem fez isso seja identificado e pague pelo crime. Certamente outras páginas foram roubadas e isso não pode continuar”, destacou.

O não comparecimento do representante do Facebook Brasil  à audiência de conciliação implicará na decretação da revelia, determina a sentença.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais