Porque no final, você não vai lembrar o tempo que você passou trabalhando no escritório ou cortando seu gramado. E sim de ter escalado aquela maldita montanha. Jack Kerouac
Monte Kailash
Nunca uma montanha mexeu tanto com a imaginação humana como o Monte Kailash, cujo significado traduzido do sânscrito seria Cristalina. Ao longo dos séculos se tornou um epicentro de todas as religiões orientais. Se erguendo a impressionantes 6.718 metros acima do nível do mar, essa montanha, localizada no Tibete, é considerada um local sagrado para hindus, budistas e jainistas. Além de ser alvo constante de teorias da conspiração, entre elas, ser uma pirâmide construída pelos homens, devidamente camuflada entre os demais picos do Himalaia. O Kailash é considerado por muitos o centro do universo, além de ser considerado um dos locais mais sagrados do mundo e há quem diga que ele também é radioativo.
Hindus e demais religiões
Os Hindus acreditam que Shiva, o deus da destruição do mal, está sentado perpetuamente em meditação sobre a montanha, observando os rumos da humanidade e intervindo quando necessário, sobretudo para destruir… Esse deus é considerado um dos deuses supremos, e integra a santíssima trindade hinduísta formada por Brahma, o deus da criação e Vishnu, o deus da preservação.
Os budistas tibetanos, no entanto, alegam que a montanha é lar do Buddha Demchok, o deus da felicidade suprema.
A Pirâmide
Em 1999, um oftalmologista russo por profissão e um aventureiro por vocação, chamado Ernst Muldachev resolveu organizar uma expedição ao Tibete para explorar os enigmas do Monte Kailash. E para isso montou uma equipe considerável, formada por grandes especialistas em geologia, física, arqueologia e história. Ao desbravarem a enorme montanha, esse magnifico grupo, após diversas análises antropológicas, de solo, clima e geológicas, chegaram à conclusão de que o monte Kailash é, de fato, uma enorme pirâmide artificial construída nos tempos antigos.
“No silêncio da noite ouvíamos várias vezes sons estranhos vindo do interior da montanha, principalmente sons de pedras caindo”, escreveu Muldachev, em seu artigo acadêmico Where Do We Come From? (De onde viemos).
O nosso bravo Oftalmologista destacou que essa pirâmide em forma de montanha, ficava camuflada bem no meio da cordilheira do Himalaia e também levantou a hipótese do Kailash ser base de ÓVNIS.
Shambala
Certa vez o prêmio nobel, artista e espiritualista russo, Nikolai Rerich, escreveu que o monte Kailash, seria a porta de entrada para um reino místico chamado Shambala. Um local mágico onde não existem doenças e as pessoas não envelhecem. Algumas seitas hindus a chamam de cidade de Kapapa e afirmam que em seu interior moram pessoas divinas. E no início do século XX surgiu relatos dos aldeões que moram no entorno do monte que um grupo de alpinista teria desaparecido tentando escalar até o cume. Segundo os locais, os alpinistas conseguiram escalar até um determinado ponto e teriam, repentinamente, como se envoltos em uma maldição, envelhecido algumas décadas e com muita dificuldade conseguiram sair da montanha, para morrerem de velhice um ano depois.
A Inescalável
Acreditem, meu caro leitor, desde que começou a grande corrida pelas montanhas do Himalaia, a Kailash é uma das poucas montanhas do mundo que jamais foi conquistada. Fato que chama atenção dos maiores especialistas, uma vez que ela e bem menor que o Everest e de acesso mais fácil. Mas por estar sempre envolta em mistérios, e muito deles ligados a deuses da destruição, e por haver diversas lendas envolvendo pessoas que morreram e desapareceram misteriosamente na tentativa de subi-lo, o governo Chines proibiu oficialmente os alpinistas de escalarem, porém, há quem diga que eles estão tentando ocultar algo, já que a movimentação de tropas de militares na área é uma constante.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil;
Para saber mais:
Uma resposta
Olá, Márcio. Boa noite. Prazer em ler teu artigo. Sou professor na UFES, História da Arte e Filosofia da Arte. Sou arquiteto e estou mais para antropólogo.
Tenho um blog onde há pesquisas, entre elas uma em que falo da suposta arqueologia ufologica, e outro sobre a possível influência da Arte Indiana sobre a pré-colombiana. Se desejar ver:
http://www.ernestopachitoarqeufo.com