sáb 2/março/2024 20:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Seria uma pirâmide? Foto: Divulgação

Sobre Homens e Montanhas: Kailash, a Inescalável Montanha Mística

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
O Monte Kailash ao fundo das bandeiras de oração tibetanas. Foto: Divulgação

Porque no final, você não vai lembrar o tempo que você passou trabalhando no escritório ou cortando seu gramado. E sim de ter escalado aquela maldita montanha. Jack Kerouac

Monte Kailash

Nunca uma montanha mexeu tanto com a imaginação humana como o Monte Kailash, cujo significado traduzido do sânscrito seria Cristalina. Ao longo dos séculos se tornou um epicentro de todas as religiões orientais. Se erguendo a impressionantes 6.718 metros acima do nível do mar, essa montanha, localizada no Tibete, é considerada um local sagrado para hindus, budistas e jainistas. Além de ser alvo constante de teorias da conspiração, entre elas, ser uma pirâmide construída pelos homens, devidamente camuflada entre os demais picos do Himalaia. O Kailash é considerado por muitos o centro do universo, além de ser considerado um dos locais mais sagrados do mundo e há quem diga que ele também é radioativo.

Hindus e demais religiões

Os Hindus acreditam que Shiva, o deus da destruição do mal, está sentado perpetuamente em meditação sobre a montanha, observando os rumos da humanidade e intervindo quando necessário, sobretudo para destruir… Esse deus é considerado um dos deuses supremos, e integra a santíssima trindade hinduísta formada por Brahma, o deus da criação e Vishnu, o deus da preservação.

Shiva o deus da destruição

Os budistas tibetanos, no entanto, alegam que a montanha é lar do Buddha Demchok, o deus da felicidade suprema.

Buddha Demchok

A Pirâmide 

Em 1999, um oftalmologista russo por profissão e um aventureiro por vocação, chamado Ernst Muldachev resolveu organizar uma expedição ao Tibete para explorar os enigmas do Monte Kailash. E para isso montou uma equipe considerável, formada por grandes especialistas em geologia, física, arqueologia e história. Ao desbravarem a enorme montanha, esse magnifico grupo, após diversas análises antropológicas, de solo, clima e geológicas, chegaram à conclusão de que o monte Kailash é, de fato, uma enorme pirâmide artificial construída nos tempos antigos.

“No silêncio da noite ouvíamos várias vezes sons estranhos vindo do interior da montanha, principalmente sons de pedras caindo”, escreveu Muldachev, em seu artigo acadêmico Where Do We Come From? (De onde viemos).

O nosso bravo Oftalmologista destacou que essa pirâmide em forma de montanha, ficava camuflada bem no meio da cordilheira do Himalaia e também levantou a hipótese do Kailash ser base de ÓVNIS.

Oftalmologista Ernst Muldachev

Shambala

Certa vez o prêmio nobel, artista e espiritualista russo, Nikolai Rerich, escreveu que o monte Kailash, seria a porta de entrada para um reino místico chamado Shambala. Um local mágico onde não existem doenças e as pessoas não envelhecem. Algumas seitas hindus a chamam de cidade de Kapapa e afirmam que em seu interior moram pessoas divinas. E no início do século XX surgiu relatos dos aldeões que moram no entorno do monte que um grupo de alpinista teria desaparecido tentando escalar até o cume. Segundo os locais, os alpinistas conseguiram escalar até um determinado ponto e teriam, repentinamente, como se envoltos em uma maldição, envelhecido algumas décadas e com muita dificuldade conseguiram sair da montanha, para morrerem de velhice um ano depois.

Seria uma pirâmide? Foto: Divulgação

A Inescalável

Acreditem, meu caro leitor, desde que começou a grande corrida pelas montanhas do Himalaia, a Kailash é uma das poucas montanhas do mundo que jamais foi conquistada. Fato que chama atenção dos maiores especialistas, uma vez que ela e bem menor que o Everest e de acesso mais fácil. Mas por estar sempre envolta em mistérios, e muito deles ligados a deuses da destruição, e por haver diversas lendas envolvendo pessoas que morreram e desapareceram misteriosamente na tentativa de subi-lo, o governo Chines proibiu oficialmente os alpinistas de escalarem, porém, há quem diga que eles estão tentando ocultar algo, já que a movimentação de tropas de militares na área é uma constante.

Para frente e para o alto;

Montanha Brasil;

Para saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana. Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim

 

Campanha_Dengue

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

PM

Idoso é agredido com socos e chutes dentro de casa em Muqui

Cras_Zumbi

Começa nesta segunda programação especial para o mês da mulher em Cachoeiro

governador

Governadores discutem Gabinete de Inteligência no combate à violência

dengue

Cachoeiro realiza Dia D de combate à dengue neste sábado (2)

Acidente

Colisão entre carreta e automóvel mata uma pessoa em Cachoeiro

Primeiro_Comando

Capturado em Cachoeiro integrante de facção criminosa PCC

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Leia mais