qui 9/maio/2024 04:14
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Lacen detecta circulação de novas subvariantes da Ômicron no Espírito Santo

redacao
Redação Dia a Dia

O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen) detectou, pela primeira vez, a circulação de novas subvariantes da Ômicron em território capixaba. A informação foi confirmada pelo secretário interino de Estado da Saúde, Tadeu Marino, em coletiva de imprensa on-line, realizada nessa terça-feira (6), na página oficial da Secretaria da Saúde (Sesa) no Youtube.

Por meio do último sequenciamento genético realizado pelo laboratório, foram confirmadas a circulação das subvariantes XBB.1 e BE.9 em amostras coletadas entre a última semana de outubro e as primeiras semanas de novembro. A Ômicron é uma variante da Covid-19 e conhecida como uma das mais transmissíveis.

O sequenciamento, realizado para a vigilância genômica da Covid-19, segundo Tadeu Marino, foi feito em 86 amostras, sendo 28 amostras de óbitos ocorridos ao longo de 2022 e 58 amostras de pessoas infectadas pelo vírus no período de 30 de outubro a 19 de novembro, referentes às semanas epidemiológicas (SE) 44, 45 e 46.

Segundo o diretor do Lacen, Rodrigo Ribeiro Rodrigues, a vigilância molecular realizada pelo laboratório capixaba ganhou um novo patamar de predição, com a introdução do sequenciamento genético de última geração no portfólio de testes moleculares realizados.

“O sequenciamento realizado no Lacen é importantíssimo, pois permite detectar em tempo real quais são as variantes e subvariantes circulando, além de permitir a detecção precoce de variantes e subvariantes novas, como foi o caso da XBB.1 e da BE.9. A vigilância molecular do Lacen vai se expandir futuramente, com a inclusão do sequenciamento de outros vírus respiratórios e também de arbovírus”, informou Rodrigues.

A XBB.1 é uma recombinante entre as sublinhagens BA.2.10.1 e BA.2.75, que pode trazer maior risco de reinfecção e está associada, com a BQ.1, ao aumento no número de casos de Covid-19 ao redor do mundo. Já a BE.9 é uma evolução da sublinhagem BA.5.3.1, que foi recentemente encontrada no Amazonas, e causou o aumento no número de casos na região.

Entretanto, apesar de escapar mais facilmente da proteção conferida pela vacinação e, consequentemente, ter o poder de aumentar o número de infecções na população, ainda não foi associado a nenhuma dessas subvariantes um aumento de casos graves da doença.

gabriel-castelan-08-05-2024b

Gabriel Castelan vence etapa do Circuito Capixaba de Bodyboarding

Prodest

Concurso público do Prodest recebe mais de 1,2 mil inscrições

pajero-clonado-08-05-2024

Pajero clonado é interceptado em Cachoeiro após dona do carro original receber multa em SP

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Governo do ES recolhe doações para o Rio Grande do Sul. Veja como participar

governador-pesquisa-agropecuaria-08-05-2024

Governo do Estado lança edital com R$ 10 milhões em recursos para pesquisa agropecuária

agro-safra-de-graos2

Evento em Vargem Alta foca na inovação para impulsionar o agronegócio

medico-professor-08-05-2024

Conheça os dois candidatos que concorrem ao título de Cachoeirense Ausente 2024

acidente-br-101-atilio-vivacqua-07-05-2024

Acidente entre carro e carreta deixa dois mortos na BR 101 Sul

Leia mais