qua 19/junho/2024 21:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Clóvis Rangel

Macarrões das montanhas são os novos queridinhos de moradores e turistas

redacao
Redação Dia a Dia

Nesta terça-feira (25) será comemorado o o Dia Mundial do Macarrão, especialidade atribuída aos italianos, mas que foi inventado na Ásia e se tornou a “queridinha” dos brasileiros e da região Serrana do Estado.

No roteiro gastronômico à base de massas na região das montanhas capixabas, restaurantes e lojas apresentam novas delícias preparadas com a massa, ingredientes sofisticados e exóticos são oferecidas aos clientes.

Na Capital Nacional do Agroturismo, Venda Nova do Imigrante, graças à invenção da Família Venturim, o macarrão ganhou um toque diferente e caiu nas graças do público.

São mais de 20 novas receitas, com cores fortes e sabores diferentes como o de café, têm conquistado muitos paladares que frequentam a Loja Venturim e dos internautas, que podem comprar as receitas pela internet.

Segundo a empresária Ana Venturim, de 59 anos, que comanda a produção, a novidade gera um rendimento mensal de até R$ 20 mil.

“A gente procurava um diferencial. Hoje somos um ponto turístico de Venda Nova. O macarrão mudou a nossa história, isso nos encorajou a mudar várias coisas. Aflorou nossa veia, nossa descendência e com a chegada do macarrão muitas coisas vieram à tona”, frisa.

Em Pedra Azul, famoso distrito de Domingos Martins, o restaurante Casa Chef Ari apostou em um prato que uniu a massa a produtos típicos das montanhas capixabas e o do litoral para fidelizar os clientes que visitam a Rota do Lagarto.

De acordo o chefe Ari Cardoso, proprietário do estabelecimento, a receita leva o nome “Mar e Montanha” e é um espaguete grano duro com molho de queijos da região, manteiga caseira de sálvia e camarões VG.

“Esse espaguete com camarão VG é o segundo prato mais vendido aqui na casa. Ele tem todo o simbolismo capixaba, tanto quanto o italiano e o nosso aqui das serras do Estado”.

Ainda em Domingos Martins, no Restaurante Italiano, a novidade fica por conta de todo o cardápio. Segundo o chefe Ricardo Moreira, todas as massas e molhos são preparados artesanalmente na sede do estabelecimento, em Soído de Cima.

Já em Vargem Alta, o chefe Ricardo Silva inovou e recriou a tradicional receita de espaguete à matriciana com pedaços de carne de porco e boi para servir em seu bistrô, o Cozinha Rústica. Além disso, o molho leva pomarola, bacon fatiado e papada de porco defumada e queijo de ovelha.

 

Ravióli de feijoada
A Família Venturim viu na produção artesanal de macarrão em Venda Nova do Imigrante uma forma de manter a tradição, agregar às receitas já conhecidas e divulgar o alimento pelo Brasil.

No cardápio inovador, tem até massas recheadas como ravióli de polenta com queijo, feito com massa de socol, ravióli de feijoada com massa de pimenta e canelone de palmito.

Ao todo, a agroindústria produz, além do macarrão tradicional e o de sabor café, outros 21 tipos de massas com diversos sabores e ingredientes inusitados, como pimenta, tomate seco, socol, vinho, espinafre, queijo, chocolate, beterraba, manjericão, abóbora, grão de bico, alecrim, gengibre, limão siciliano, alho poró, e a massa sem ovo.

Há também receitas sem glúten, que não levam trigo como massas de inhame, mandioca e banana verde. Toda a inspiração na produção das massas vem de casa, na lembrança dos almoços de domingo em família, em que o macarrão era o prato principal.

“Polenta era para todos os dias e macarrão era considerado um luxo, pois tinha que comprar o trigo. Toda sexta-feira à noite, mamãe fazia uma quantidade de massa e deixava secando durante o sábado. No domingo fazia-se a “minestra” (sopa de feijão com macarrão)”, disse a empresária Ana Venturim.

 

Criado na Itália? Não, macarrão foi criado na China

O macarrão não foi inventado na Itália, como muitos pensam. Segundo o chefe Ricardo Silva, proprietário do Cozinha Rústica Bistrot, a massa foi criada na China.

“Não foi na Itália, o macarrão foi criado na China. Está presente em relatos de 2.500 anos antes de Cristo. Há relatos que mostram que, em 1295, o macarrão embarcou com Marco Pólo, que deixava a China rumo à sua terra natal. Os italianos que se incumbiram de difundir o alimento”.

Apesar de o macarrão ser um dos alimentos mais antigos do mundo, a data que o celebra só foi criada em 1995, durante o I Congresso Mundial da Pasta, que reuniu os principais fabricantes de massa do mundo, na Itália, de acordo com Ricardo.

“Ela passou a ser comemorada no Brasil em 1998 com a promoção de eventos pela Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima). O Brasil ocupa o 3º lugar em consumo, com 1,3 milhão de toneladas por ano, atrás dos EUA, em segundo e, claro, da Itália, em primeiro”.

Na opinião da coordenadora de gastronomia do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB), Janine Collaço, o macarrão é democrático e frequenta mesas de todas as classes sociais de diversos lugares do mundo.

“É interessante porque macarrão é mais consumido do que hambúrguer e coca-cola. Caiu no gosto, é muito prático, há vários modos de preparo. Existem os recheados, massas secas, frescas e as instantâneas”.

 

SAIBA MAIS

Vargem Alta
Cozinha Rústica Bistrot
Rua Abdo David, s/n, Ayd
Contato: @ricardosilvachef

Domingos Martins
Casa Chefe Ari
Rota do Lagarto, Km 7, Pedra Azul
Contato: (27) 99965-6899
Restaurante Italiano
Estrada do Soído, s/n, Soído de Cima,
Contato: @restauranteitalianoes

Venda Nova do Imigrante
Loja Família Venturim:
Rua Faustino Vadanin, nº 306
Contato: (28) 3546-6614

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

festa-junina-quadrilha-18-06-2024

Começa a Feira São João Art’s na Praça em Cachoeiro. Confira a programação

bomba-costal-dengue-13-06-2024

Queda de 77% nos casos confirmados de dengue em Cachoeiro

festa-sao-pedro-cachoeiro-18-06-2024

Festa de São Pedro 2024 traz novidades na programação religiosa

denguees

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

colegas-estudando-juntos-para-um-exame-18-06-2024

Governo abre mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos, sendo 420 no Sul do ES

violencia-03-06-2024 - 1

Tio preso por abusar de sobrinha de 12 anos em Muniz Freire

Leia mais