dom 15/dezembro/2024 17:48
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Maior especialista da biodiversidade da Serra das Torres lamenta incêndio

foto perfil anete3
Anete Lacerda

O Monumento Natural da Serra das Torres (Monast), que ocupa 10.458,90 hectares de Mata Atlântica  e foi tombado há mais de dez anos como Unidade de Conservação, está ameaçado pelo fogo que atinge a área de amortecimento no entorno da área, em Atílio Vivácqua.

O incêndio começou na noite de quarta-feira (25), numa propriedade na comunidade do Amapá, e até início da noite desta quinta-feira (26), ainda não tinha sido totalmente controlado.

Homens do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil de Atílio Vivácqua e outros servidores da Prefeitura trabalharam na contenção das chamas, que queimou o equivalente a 168 campos de futebol, segundo informações do coordenador da Defesa Civil Fernando Arruda Bonfim.

A pesquisadora Jane Oliveira, bióloga PHD com dois pós-doutorados, herpetóloga, ecóloga e especialista em anfíbios e répteis, que fez da Serra das Torres o seu campo de pesquisa quando a biodiversidade do local ainda não era conhecida, fala da sua preocupação com a ameaça que o fogo representa para a biodiversidade da região.

“ O Monumento Natural da Serra das Torres é uma região considerada de beleza cênica e elevada biodiversidade, além de ser uma região rara, formada por com muitos mirantes e paisagens deslumbrantes”.

Segundo ela, a principal característica da Serra das Torres é a existência de montanhas muito elevadas, pedras que os pesquisadores chamam de inselbergs, ou pães de açúcar, que são  cobertas com grande quantidade de vegetações características da Mata Atlântica, que é o caso da Pedra das Caveiras, um dos principais atrativos turísticos de Atílio Vivácqua.

“Elas passam de 1200 metros de altitude, e entre as montanhas que ficam próximas, nascem centenas de riachos no alto das pedras, fonte de água pura e cristalina que abastece toda a região dos três municípios que fazem parte do Monast: Atílio Vivácqua, Muqui e Mimoso do Sul”.

Jane Oliveira diz que a Serra das Torres abriga mais de 85 espécies só da herpetofauna, entre anfíbios e répteis. “É uma das maiores biodiversidades do Espírito Santo”, assegura.

Além de anfíbios e répteis, a pesquisadora diz que já existem outros pesquisadores começando o inventário dos pássaros, e que o local abriga espécies ameaçadas, endêmicas e espécies raras.

“ Isso é de uma preciosidade incomparável. A Serra das Torres é um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica e o que está sendo queimado é o que chamamos de área de amortecimento, que serve exatamente para manter a floresta preservada”, lamenta.

Segundo Jane Oliveira, os impactos provocados pelos incêndios são longamente conhecidos e que é extremamente preocupante que isso ainda aconteça em áreas protegidas, onde de fato deveria haver proteção da biodiversidade.

“ É muito triste saber que não posso fazer nada por uma lugar que trabalhei a minha vida toda, em que tentei contribuir e proteger”.

A pesquisadora relata que desde o primeiro momento que pisou lá trabalha para a preservação do local. Conta que trabalhou inclusive na elaboração do projeto que transformou a Serra das Torres numa Unidade de Conversação.

“Conheço cada canto, subi aos cantos mais altos, conheço cada região, já publiquei artigos científicos com as descobertas feitas lá e ver esse fato e a possibilidade da devastação provocada por um incêndio me angustia. É de fato lamentável. Espero que haja rigorosa investigação sobre isso”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

Leia mais
plugins premium WordPress