A EDP construirá uma usina solar para a Brametal, companhia dona de uma das maiores fábricas do mundo em produção de estruturas metálicas galvanizadas a fogo para geração e transmissão de energia elétrica, telecomunicações e geração de energias renováveis a partir das fontes eólica e fotovoltaica.
A instalação vai gerar cerca de 2.409 MWh por ano, energia capaz de atender mensalmente 803 residências com o consumo médio de 250kWh/mês ou 3.000 kWh por ano. Esta será a maior usina solar do Espírito Santo em potência instalada.
A planta, a ser construída em Linhares (ES), será composta por mais de 3,7 mil módulos fotovoltaicos em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados.
A energia gerada na unidade evitará a emissão de 186,93 toneladas de CO2,, o que equivale ao plantio de 1.378 árvores. Além do benefício ambiental, o empreendimento permitirá à Brametal reduzir os custos com energia elétrica em sua unidade fabril em aproximadamente R$ 360 mil ao ano.
“A solução desenvolvida pela EDP proporcionará à Brametal maior previsibilidade nos gastos com energia e a possibilidade de uma economia significativa. Esse contrato é uma grande conquista para o grupo EDP”, afirma Fernando Saliba, diretor da EDP Grid.
Esse projeto contará com tecnologia de tracking – estruturas que se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares – produzida pela própria Brametal, o que fará dessa instalação uma espécie de showroom dos equipamentos fabricados pela Companhia. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2019.
Energia solar no Espírito Santo
De acordo com o estudo “A Energia Solar no Espírito Santo – Tecnologias, Aplicações e Oportunidades”, elaborado pela Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Estado possui um ótimo índice de irradiação solar, ficando atrás apenas das capitais do Nordeste.
No último ano, o Brasil ultrapassou a marca de 2.000 megawatts de potência operacional de fontes fotovoltaicas e, de acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o setor estima alcançar a marca de 3.000 MW de potência instalada até o fim de 2019.
Características técnicas da usina solar da Brametal
- 3.720 módulos de 360Wp (Potência 1.339 kWp)
- 11 Inversores de 100kW
- Geração de Energia Mensal: 200,75 kWh (média)
- Geração de Energia Anual: 2.409 MW
- Fator de Capacidade: 20,53%