ter 5/março/2024 12:01
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Maior usina solar do Espírito Santo vai ficar pronta ainda este ano

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

A EDP construirá uma usina solar para a Brametal, companhia dona de uma das maiores fábricas do mundo em produção de estruturas metálicas galvanizadas a fogo para geração e transmissão de energia elétrica, telecomunicações e geração de energias renováveis a partir das fontes eólica e fotovoltaica.

A instalação vai gerar cerca de 2.409 MWh por ano, energia capaz de atender mensalmente 803 residências com o consumo médio de 250kWh/mês ou 3.000 kWh por ano. Esta será a maior usina solar do Espírito Santo em potência instalada.

A planta, a ser construída em Linhares (ES), será composta por mais de 3,7 mil módulos fotovoltaicos em uma área de aproximadamente 30 mil metros quadrados.

A energia gerada na unidade evitará a emissão de 186,93 toneladas de CO2,, o que equivale ao plantio de 1.378 árvores. Além do benefício ambiental, o empreendimento permitirá à Brametal reduzir os custos com energia elétrica em sua unidade fabril em aproximadamente R$ 360 mil ao ano.

“A solução desenvolvida pela EDP proporcionará à Brametal maior previsibilidade nos gastos com energia e a possibilidade de uma economia significativa. Esse contrato é uma grande conquista para o grupo EDP”, afirma Fernando Saliba, diretor da EDP Grid.

Esse projeto contará com tecnologia de tracking – estruturas que se movem de acordo com as mudanças no ângulo dos raios solares – produzida pela própria Brametal, o que fará dessa instalação uma espécie de showroom dos equipamentos fabricados pela Companhia. A conclusão da obra está prevista para o segundo semestre de 2019.

 

Energia solar no Espírito Santo

De acordo com o estudo “A Energia Solar no Espírito Santo – Tecnologias, Aplicações e Oportunidades”, elaborado pela Agência de Serviços Públicos de Energia do Espírito Santo (Aspe) em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Estado possui um ótimo índice de irradiação solar, ficando atrás apenas das capitais do Nordeste.

No último ano, o Brasil ultrapassou a marca de 2.000 megawatts de potência operacional de fontes fotovoltaicas e, de acordo com a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o setor estima alcançar a marca de 3.000 MW de potência instalada até o fim de 2019.

 

Características técnicas da usina solar da Brametal

  • 3.720 módulos de 360Wp (Potência 1.339 kWp)
  • 11 Inversores de 100kW
  • Geração de Energia Mensal: 200,75 kWh (média)
  • Geração de Energia Anual: 2.409 MW
  • Fator de Capacidade: 20,53%
UBS

Mais acesso a exames laboratoriais para moradores do interior de Cachoeiro

Marataízes

Homem acusado de esfaquear duas pessoas é preso em Marataízes

Dia_D_Dengue

Mais de 100 servidores participam do Dia D contra a Dengue em Presidente Kennedy

Premio_Berimbau

“Berimbau de Ouro” premia 64 pessoas em sua 11ª edição

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Leia mais