Os prejuízos causados pela enchente que devastou a cidade de Mimoso do Sul, no mês de março, afetaram também os 1,6 mil alunos das escolas municipais instaladas no município. Os estudantes tiveram que mudar totalmente sua rotina para não perderem o ano letivo.
Desde o dia 23 de março que a maioria dos estudantes não vai a escola devido as ruas que ficaram intransitáveis pela quantidade de lama acumulada, inclusive para a circulação dos ônibus.
Para amenizar a situação, a Secretaria Municipal de Educação está fazendo um planejamento e mantendo constante contato com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e o Ministério Público a fim de adotarem as medidas necessárias para que os estudantes não sejam prejudicados nos estudos.
A secretária da pasta, Gracielli Pereira Defante Pacheco, informou que as sete escolas instaladas na cidade foram atingidas pela enxurrada, sendo que quatro delas tiveram perda total de equipamentos e mobiliário, afetando o andamento das aulas para cerca de 1,6 mil alunos.
“Estamos com planos de retonar às escolas que não foram atingidas na semana que vem, mas ainda vamos avaliar junto à Defesa Civil quais são os acessos para garantir a segurança no trajeto dos estudantes. As escolas que foram diretamente atingidas provavelmente retornarão no modo on-line ou híbrido. Estamos todos trabalhando para a garantia dos dias letivos com reposição de aulas e o retorno seguro o mais breve possível”, disse a secretária.
A limpeza é insessante em toda a cidade. Soldados da Polícia Militar continuam trabalhando no município, que também conta com a solidariedade de diversos voluntários.
A prefeitura pede que a população coopere com a limpeza da cidade entrando em contato com o Disk Caçamba que está à disposição para atendimento no telefone (28) 999478300 e que evitem jogar entulhos nas ruas.