Em apenas quatro meses, equipes de limpeza da BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro, retiraram um total de 103 toneladas de resíduos sólidos das redes de esgoto do município.
Em termos de comparação, essa quantidade de resíduos equivale ao peso de 68 carros de passeio. Segundo a concessionária, o trabalho foi realizado ao longo de 43,3 quilômetros de redes coletoras em diferentes bairros e distritos de Cachoeiro.
O coordenador da área de manutenção de redes em Cachoeiro, Higor Marin Casteglione, explica que o material recolhido tem ligação direta com o descarte incorreto do lixo, sendo formado por itens como fio dental, absorvente, fraldas descartáveis, preservativos, fios de cabelo, sacos plásticos, areia e entulho.
“Encontramos diariamente muitos objetos descartados irregularmente no sistema operado pela concessionária. É um comportamento que contribui para as obstruções e o entupimento das redes e, por isso, as manutenções preventivas são importantes. Elas reduzem os impactos e evitam transtornos”, afirma.
Higor Marin pediu a participação da população para evitar o descarte incorreto dos resíduos. Também alertou para que os moradores evitem lançar água de chuva nas redes coletoras de esgoto.
“O serviço de limpeza preventiva das redes de esgoto é realizado diariamente pela BRK, seguindo um cronograma que prioriza os pontos críticos e de maior vulnerabilidade, considerando todos os 571 quilômetros de redes de esgotamento sanitário do município”, diz.
A limpeza é executada com o apoio de um caminhão hidrojato. Ele tem capacidade de hidrojateamento em alta pressão, aliado a um sistema de sucção a vácuo.
O material coletado é direcionado à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Coronel Borges. No local, os resíduos sólidos grosseiros são depositados em caçambas e destinados a um aterro sanitário.