Segundo a BRK, concessionária de água e esgoto de Cachoeiro, somente no primeiro semestre, a BRK avançou com mais de 2.900 metros de novas redes de esgoto no município.
Segundo a concessionária, o primeiro semestre de 2022 foi marcado por três grandes frentes de obra em Cachoeiro, todas voltadas à modernização e à ampliação das redes de esgoto do município, e que trarão novos benefícios à saúde e à qualidade de vida dos moradores.
As intervenções estão concentradas nas avenidas Jones dos Santos Neves e Francisco Lacerda de Aguiar, na região central da cidade, e no Distrito de Vargem Grande de Soturno, localidade mais distante da sede do município.
O engenheiro da BRK em Cachoeiro, Gabriel Zigoni, responsável pela área de Obras e Investimentos da concessionária, destaca que, juntas, essas obras serão responsáveis por aproximadamente, oito mil novos metros de redes construídas e modernizadas.
A partir da conclusão, cerca de 4.446 famílias, em oito bairros e localidades do município, serão beneficiadas. Atualmente, o índice de coleta e tratamento de esgoto chega a 98,15% em Cachoeiro, sendo um dos mais altos do país, informa Zigoni.
O engenheiro destaca que considerando o primeiro semestre, a concessionária avançou 2.938 metros de novas redes construídas e/ou substituídas.
Frisa que são intervenções que, muitas vezes desafiam, dada a complexidade das operações, que envolvem demolições, escavações, assentamentos das redes, fechamentos dos locais e exigem tecnologias adequadas em certas situações.
“Também lidamos com algumas adversidades, como lançamentos irregulares, servidão de passagem, construção de rede em espaços confinados, gestão da circulação de grande fluxo, construções irregulares, entre outras”, afirma Gabriel Zigoni.
O gestor explica que, apesar da complexidade operacional, as obras seguem dentro do cronograma previsto pela concessionária, com as equipes atuando para minimizar os impactos à população, incluindo o trabalho no período noturno, como no caso das intervenções na avenida Jones dos Santos Neves que, devido ao grande fluxo, ocorrem de domingo a quinta-feira, das 21h às 5h.
“Nosso cuidado inclui uma comunicação direta e transparente com os moradores e comerciantes, uma sinalização adequada e corredores para passagem de pedestre quando necessário”, ressalta Gabriel Zigoni.
Obras seguem no segundo semestre
O engenheiro Gabriel Zigoni apresenta um panorama do momento de cada obra em Cachoeiro de Itapemirim. Na Avenida Francisco Lacerda de Aguiar, todo o trecho entre a rotatória da Praça Gilberto Machado e a Rodoviária foi finalizado.
A obra encontra-se agora no entorno da Rodoviária, na rua Resk Salim Carone. Na avenida Jones do Santos Neves, os serviços avançam em direção ao Posto Jovino, na altura das ruas Mathias de Souza e Jacob de Almeida Miranda.
Já em Soturno, as intervenções compreendem um trecho de 200 metros margeando o córrego em direção à Estrada Nova.
Gabriel Zigoni ressalta que os benefícios para a população da região central de Cachoeiro, que já conta com os serviços de coleta e tratamento de esgoto, compreendem, principalmente, a melhoria da eficiência desses serviços, além da redução do mau cheiro provocado por lançamentos irregulares.
Já em Soturno, as melhorias vão além: “No Distrito de Soturno, especialmente, esses investimentos ampliam o serviço de coleta e tratamento de esgoto para toda a região, beneficiando 996 famílias com esses serviços. Assim como na região central da cidade, esses ganhos ocorrem em termos de infraestrutura, e também para o meio ambiente e para a qualidade de vida e à saúde desses moradores, que passaram a contar com o serviço de coleta e tratamento de esgoto”, afirma Zigoni.