Cinco mil cento e oitenta e três novos casos de Covid-19 foram confirmados no Espírito Santo em três dias, segundo informações do Painel Covid-19 ES.
Esse crescimento foi entre sexta-feira (10) e esta segunda-feira (13), quando o número total de casos confirmados saltou de 1.062.254 para 1.067.437.
Apesar da alta no número de casos, não há aumento significativo no número de internação, segundo afirmou o secretário de Estado da Saúde Nésio Fernandes.
Esse crescimento no número de casos já havia levado a Secretaria da Saúde (Sesa) a publicar a Nota Técnica Covid-19 Nº14/2022, que recomendou a ampliação do uso de máscara em locais fechados e de grande concentração de pessoas, e também nos ambientes escolares em todo o Espírito Santo.
A recomendação é uma estratégia para diminuir a propagação do vírus e, concomitantemente, auxiliar na redução dos impactos na saúde da população e no sistema de saúde, informa a Sesa.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, alertou que a medida é importante porque o estado entrou na 5ª onda da doença, e que se usada adequadamente, a máscara vai reduzir o número de casos.”
“Se você for a local com grande aglomeração e trabalha em local fechado, use a máscara. Pessoas com sintomas gripais, imunossuprimidas, com 60 anos ou mais também devem usar a máscara, que é sempre recomendada”, enfatizou.
Reblin destacou que a obrigatoriedade do uso de máscara se mantém, de acordo com a Portaria N°061-R, de 06 de abril de 2022, em unidades assistenciais de saúde e em Instituições de Longa Permanência para Idosos.
“Além do uso de máscaras, a vacina é a arma mais poderosa contra essa doença”, concluiu.