ter 21/maio/2024 20:31
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Casa de Cultura Roberto Carlos é um dos centros culturais mais visitados da região Foto: Márcia Leal/PMCI

Mapa do Turismo Brasileiro: Cachoeiro mantém bom desempenho e cumpre 100% dos requisitos

redacao
Redação Dia a Dia

Cachoeiro de Itapemirim manteve seu bom desempenho na mais recente avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro, do Ministério do Turismo (Mtur), divulgada no último mês de março.

Avaliado com nota C em 2019, o município avançou para B em 2021, classificação mantida em 2024, com o cumprimento de 100% dos requisitos exigidos pelo MTur para essa categoria. A cidade é a mais bem avaliada da Região Sul do Espírito Santo, ao lado de Anchieta e Piúma, que também são nota B.

Para a inserção no Mapa do Turismo Brasileiro, Cachoeiro cumpriu os quatro critérios de aprovação: possuir um Conselho Municipal de Turismo, bem como um órgão municipal específico para o turismo, dispor de recursos exclusivamente dirigidos ao turismo e ter empresas cadastradas no Cadastur, do MTur.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) de Cachoeiro, pontuar bem no Mapa é importante porque é a partir dele que são definidas as áreas – recortes territoriais – que devem ser trabalhadas prioritariamente nas ações governamentais de fomento ao turismo. Além disso, trata-se de fonte de consulta para investidores privados desse segmento.

Destaque em Turismo Inteligente

Em outra frente de atuação do Mtur, Cachoeiro também é destaque. O município ocupa o 20º lugar de Destino Turístico Inteligente (DTI) no Brasil e o 4º lugar no Espírito Santo, conforme a mais recente avaliação da Estratégia Nacional Destino Turístico Inteligente (DTI).

No ranking, são avaliados itens que incluem índices de empreendedorismo, conectividade, desenvolvimento humano, e iniciativas que comprovem que os municípios estão comprometidos com pilares que impactam positivamente a qualidade de vida dos moradores e a experiência dos turistas.

“Estamos sempre atentos às ferramentas capazes de fomentar a atividade turística em Cachoeiro, que tem atrações das mais variadas naturezas, tanto na sede como no interior do município. Seguimos nesse compromisso, que tem como principal finalidade fortalecer a identidade cultural e turística na região, berço de grandes ícones nacionais e de belezas naturais únicas”, destaca Fernanda Martins, secretária municipal de Cultura e Turismo de Cachoeiro.

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais