A Cachoeiro Stone Fair 2018 tem apresentado o que há de mais avançado em máquinas e equipamentos para o setor de rochas ornamentais, além de criar um ambiente favorável para os negócios.
A BMC Hyundai, por exemplo, trouxe a escavadeira de 26T, modelo 260LC9, fabricada no Brasil. O equipamento que é especifico para granito, tem caçamba graniteiro, monitoramento via satélite (Hi-Mate), bomba de abastecimento de combustível, entre outros. O investimento gira em torno de R$500 mil e já conta vários negócios encaminhados.
O gerente regional Erickson Alcantara afirma que a feira de Cachoeiro tem um retorno muito positivo para a empresa. O semestre em que ela acontece promove um maior investimento em maquinários por parte do setor de rochas ornamentais, principalmente pedreiras e frotas.
“O Espírito Santo é o maior comprador de escavadeira para mineração (26T a 38T) e máquinas para locação e construção (14T a 22T). O evento sempre rende fechamentos de negócios, segurando bem, em volume, o faturamento da BMC Hyundai em máquinas”.
A Manutec, empresa do Rio Grande do Sul, já está com todas as suas máquinas vendidas. Para esse ano, os destaques são a Serra Ponte, que realiza corte X e Y para chapas de granito e corte com disco, e a multifuncional para cubas e rebaixo italiano.
“Essa última foi apresentada na Vitoria Stone Fair, mas devido a grande procura, também trouxemos para o evento”, comenta o gerente de engenharia e desenvolvimento, Joel Toscan.
Com várias propostas realizadas no primeiro dia de feira e reuniões já agendadas posteriormente ao evento, o profissional pontua que o mercado está melhor do que o ano passado. “A Cachoeiro Stone Fair nos permite divulgar nossa empresa para novos mercados e essa associação ajuda muito”.
Quem também comemora a realização de negócios é a Ramos Universo. Eles lançaram a Pyramed Robust, uma máquina de corte para blocos de mármore e granito. “Esse nosso maquinário é mais eficiente, robusto, confiável e automatizado”, especifica o supervisor de assistência, Fabiano Proachnow.
A feira também segue positiva para a AGF Equipamentos, que busca no evento fortalecer a imagem da empresa e prospectar novos mercados. Esse ano, eles lançaram a máquina MF40P2 para desmeio de pranchas e cortes laterais de blocos e também trouxeram a MF25P2+, para desmembramento de bancadas.
O gerente comercial Mozart Pedoti comenta que a MF25P2+ revolucionou a linha de produção das pedreiras, dado os requisitos do maquinário: velocidade de corte, economia de consumo e reaproveitamento do fio.
Indústria 4.0
Pesquisa realizada pela CNI em 2018 apontou que 48% da indústria brasileira pretende investir na Indústria 4.0 nos próximos anos. De 2016 a 2018, o número de empresas que utiliza pelo menos uma das tecnologias digitais passou de 63% para 73%. O boom da implementação tecnológica também chegou ao setor de rochas ornamentais.
A Hedel é uma das empresas que apostam na indústria 4.0 para a otimização no planejamento de produção e manutenção. Em parceria com a Weg, foi implementado o sistema IOT (Internet of Things) na Delta Wire, uma máquina de corte de bloco de granito para transformação em chapas, lançada na Cachoeiro Stone Fair.
A multifio faz até 72 cortes de uma só vez em baixada. O mais interessante é que todo seu monitoramento pode ser feito em qualquer lugar do mundo, em tempo real. A máquina é comandada por um profissional com controle remoto.
“Já temos máquinas vendidas na feira e muitas propostas”, informou a vendedora Aline Goedert.
A feira internacional do mármore e granito acontece até sexta, dia 31, e reúne cerca de 180 expositores nacionais e internacionais de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e pedras naturais.