ter 5/março/2024 04:32
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Máquinas robustas e úteis são lançadas na feira

Rafaela Thompson

A Cachoeiro Stone Fair 2018 tem apresentado o que há de mais avançado em máquinas e equipamentos para o setor de rochas ornamentais, além de criar um ambiente favorável para os negócios.

A BMC Hyundai, por exemplo, trouxe a escavadeira de 26T, modelo 260LC9, fabricada no Brasil. O equipamento que é especifico para granito, tem caçamba graniteiro, monitoramento via satélite (Hi-Mate), bomba de abastecimento de combustível, entre outros. O investimento gira em torno de R$500 mil e já conta vários negócios encaminhados.

O gerente regional Erickson Alcantara afirma que a feira de Cachoeiro tem um retorno muito positivo para a empresa. O semestre em que ela acontece promove um maior investimento em maquinários por parte do setor de rochas ornamentais, principalmente pedreiras e frotas.

“O Espírito Santo é o maior comprador de escavadeira para mineração (26T a 38T) e máquinas para locação e construção (14T a 22T). O evento sempre rende fechamentos de negócios, segurando bem, em volume, o faturamento da BMC Hyundai em máquinas”.

A Manutec, empresa do Rio Grande do Sul, já está com todas as suas máquinas vendidas. Para esse ano, os destaques são a Serra Ponte, que realiza corte X e Y para chapas de granito e corte com disco, e a multifuncional para cubas e rebaixo italiano.

“Essa última foi apresentada na Vitoria Stone Fair, mas devido a grande procura, também trouxemos para o evento”, comenta o gerente de engenharia e desenvolvimento, Joel Toscan.

Com várias propostas realizadas no primeiro dia de feira e reuniões já agendadas posteriormente ao evento, o profissional pontua que o mercado está melhor do que o ano passado. “A Cachoeiro Stone Fair nos permite divulgar nossa empresa para novos mercados e essa associação ajuda muito”.

Quem também comemora a realização de negócios é a Ramos Universo. Eles lançaram a Pyramed Robust, uma máquina de corte para blocos de mármore e granito. “Esse nosso maquinário é mais eficiente, robusto, confiável e automatizado”, especifica o supervisor de assistência, Fabiano Proachnow.

A feira também segue positiva para a AGF Equipamentos, que busca no evento fortalecer a imagem da empresa e prospectar novos mercados. Esse ano, eles lançaram a máquina MF40P2 para desmeio de pranchas e cortes laterais de blocos e também trouxeram a MF25P2+, para desmembramento de bancadas.

O gerente comercial Mozart Pedoti comenta que a MF25P2+ revolucionou a linha de produção das pedreiras, dado os requisitos do maquinário: velocidade de corte, economia de consumo e reaproveitamento do fio.

Indústria 4.0

Pesquisa realizada pela CNI em 2018 apontou que 48% da indústria brasileira pretende investir na Indústria 4.0 nos próximos anos. De 2016 a 2018, o número de empresas que utiliza pelo menos uma das tecnologias digitais passou de 63% para 73%. O boom da implementação tecnológica também chegou ao setor de rochas ornamentais.

A Hedel é uma das empresas que apostam na indústria 4.0 para a otimização no planejamento de produção e manutenção. Em parceria com a Weg, foi implementado o sistema IOT (Internet of Things) na Delta Wire, uma máquina de corte de bloco de granito para transformação em chapas, lançada na Cachoeiro Stone Fair.

A multifio faz até 72 cortes de uma só vez em baixada. O mais interessante é que todo seu monitoramento pode ser feito em qualquer lugar do mundo, em tempo real. A máquina é comandada por um profissional com controle remoto.
“Já temos máquinas vendidas na feira e muitas propostas”, informou a vendedora Aline Goedert.

A feira internacional do mármore e granito acontece até sexta, dia 31, e reúne cerca de 180 expositores nacionais e internacionais de máquinas, equipamentos, insumos, tecnologias e pedras naturais.

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

Leia mais