dom 15/dezembro/2024 04:38
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Polícia Federal

Mar aberto: PF busca donos de barcos por tráfico internacional em Itapemirim

redacao
Redação Dia a Dia

Uma investigação da Polícia Federal (PF) que apurava desde outubro de 2020 a existência de um grupo criminoso que usava barcos de pesca para exportar cocaína, identificou a participação de pesqueiros do Espírito Santo na ação.

Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta terça-feira (23) a partir da operação denominada Mar Aberto, deflagrada com o objetivo de desarticular a organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de do entorpecente.

A PF chegou ao Estado porque entre os meses de maio e julho, bolsas de cocaína começaram a chegar ao litoral da Bahia e Espírito Santo, onde foram sendo encontradas pela população local.

Há registro de que até o momento foram arrecadadas 17 bolsas náuticas intactas, carregadas com 442 kg de cocaína.
Segundo a Polícia Federal, as investigações apontam que, ao longo de um ano, a organização criminosa tentou exportar para os continentes africano e europeu ao menos 6,5 toneladas de cocaína.

As provas que estão sendo coletadas auxiliarão na identificação dos financiadores da atividade criminosa, dentre outros eventuais participantes.

A operação, iniciada em Itajaí – SC, apontou que três embarcações de pesca da cidade foram usadas para transporte de mais de seis toneladas de cocaína até a costa da Namíbia, Ilha da Madeira, África do Sul e Europa.

Além do cumprimento dos mandados de busca e apreensão em Itapemirim, cerca de 100 policiais federais cumpriram 20 mandados de busca e apreensão também em Santa Catarina (Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Florianópolis, Itajaí, Navegantes e São José), Paraná (Curitiba e Matinhos).

Estão sendo cumpridos também seis mandados de prisão preventiva de outros investigados. Na ação, autorizada pela 1ª Vara Federal de Itajaí, também estão sendo sequestrados veículos, imóveis e duas embarcações de pesca industrial, pertencentes ao grupo criminoso.

As investigações permitiram a identificação de uma organização criminosa que se apossou de barcos de pesca industrial de ponta para transportar grandes quantias de cocaína para o exterior.

A organização contratou também, em vários pontos do país, tripulações especializadas na atividade de navegação marítima para realização de longas travessias intercontinentais.

Caso seja confirmado o envolvimento, todos os investigados podem responder pelos crimes de associação ao tráfico e tráfico de drogas e pegar penas de 8 a 25 anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

caminhao-bau-12-12-2024

Caminhoneiro de 28 anos morre ao bater em carreta na BR 101 Sul

tour-360-pedra-do-caramba-12-12-2024

Acesse o Tour 360 e conheça a incrível Pedra do Caramba

acidente-carreta-onibus-br-11-12-2024

Ambulância sofre colisão enquanto socorria vítima de batida entre carreta e ônibus na BR 101

Leia mais
plugins premium WordPress