dom 3/março/2024 07:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação/Sesp

Operação Verão: litoral sul no foco das forças de segurança

redacao
Redação Dia a Dia

A Operação Verão tem início no próximo dia 26 de dezembro. E os municípios de Marataízes, Itapemirim, Piúma, Anchieta e Presidente Kennedy são os principais pontos de atuação da Polícia Militar, na região Sul do Espírito Santo.

Isso significa mais policiamento nas ruas e ações internas de inteligência que possam trazer segurança aos moradores e turistas durante 55 dias em que a movimentação do balneários é intensa.  A Operação Verão 2023/2024 vai até o dia 18 de fevereiro de 2024.

Simultaneamente, em todo o estado, as forças de segurança irão concentrar suas ações em  27 municípios. Em locai que abrangem regiões litorâneas e pontos turísticos no interior do estado. Especialmente durante os eventos previstos de réveillon, carnaval e outras festas.

Operação Verão

O planejamento da Operação Verão 2023/24 foi divulgado nesta quinta-feira (14), pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). Para garantir a ordem pública e a paz social, uma média de 620 agentes das forças de segurança serão empenhados por dia durante a Operação.

Com o reforço de efetivo, uso de tecnologias, planejamento estratégico e ampla divulgação dos atrativos capixabas em âmbito nacional, o Estado se prepara para o período de maior circulação de pessoas em seus balneários e regiões turísticas.

Durante 55 dias, 27 municípios do litoral e do interior contarão com reforço de efetivo das forças policiais e planejamento estratégico para atendimento da população.

Segurança e tecnologias

A Polícia Militar atuará de forma ostensiva, com o objetivo de reprimir ações criminosas e levar sensação de segurança aos veranistas. Policiais a pé, em viaturas, a cavalo e em bicicletas atuarão diuturnamente nos municípios inseridos no planejamento.

O reforço de efetivo será viabilizado por meio do pagamento de diárias e Indenização Suplementar de Escala Operacional. O efetivo empenhado também conta com as unidades especializadas, como Batalhão de Missões Especiais, Batalhão de Ações com Cães, Regimento de Polícia Montada  e Batalhão de Trânsito.

O Detran|ES vai atuar na realização de blitze integradas, contando com o efetivo de 20 agentes de trânsito próprios, viaturas e etilômetros para testes ativos e passivos. Segundo o diretor geral do Órgão, Givaldo Vieira, a fiscalização e a educação caminharão lado a lado durante a Operação Verão para reduzir o número de acidentes e contribuir para a segurança de capixabas e turistas.

“Além das operações do Batalhão de Trânsito e do uso do Cerco Inteligente para planejar as ações fiscalizatórias, vamos reforçar a capacidade de atendimento dos serviços de guincho e pátio para a remoção e guarda de veículos apreendidos por crimes e infrações, bem como trabalhamos para ampliar o horário de atendimento nos feriados e final de semana nos pátios”, afirmou Givaldo Vieira.

Campanha Educativa

No viés da educação de trânsito, foi lançado nesta semana uma campanha publicitária com foco no combate à mistura da bebida e direção, que já veicula nas tevês, rádios, portais de notícias e redes sociais. “E também realizaremos ações educativas integradas com o Corpo de Bombeiros nas praias e balneários localizados na Grande Vitória e no interior nos meses de janeiro e fevereiro”, completa o diretor.

A Polícia Civil está reforçando o efetivo dos plantões da Delegacias Regionais das Regiões Metropolitana, Norte e Sul, bem como das Delegacias Distritais de Jacaraípe, Praia Grande (Fundão), Conceição da Barra e Piúma.

Por meio do Teleflagrante, a Polícia Civil manterá plantões ininterruptos em todas as Delegacias Regionais do Estado. A Polícia Científica também reforçará os plantões do Departamento Médico Legal (DML) e das unidades de Serviço Médico Legal do interior do Estado.

O Corpo de Bombeiros tem importante função neste período, promovendo a fiscalização de grandes eventos, coordenando e reforçando o trabalho das equipes de guarda-vidas em regiões de balneários e monitorando eventos climáticos extremos, que podem provocar incêndios em vegetação, em caso de seca, ou enchentes e deslizamentos, em caso de chuvas intensas.

Operação Verão de olho no mar

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do Espírito Santo, terá equipes extras. Tanto na região da Grande Vitória, quanto no Sul Capixaba, Meio Norte e Norte Capixaba. Essas equipes vão realizar, diariamente, as atividades de abordagem e fiscalização.

Também está disponível o aplicativo NAVSEG, que permite informar o plano de viagem, permitindo o acompanhamento pelas marinas, clubes náuticos, Capitanias, Delegacias e Agências. O patrulhamento no litoral capixaba também terá apoio do Núcleo de Operações Táticas e Transporte Aéreo (NOTAer).

Em todos os municípios contemplados no planejamento, a participação das Prefeituras Municipais é fundamental, tanto por meio de suas Guardas Municipais quanto por meio de suas equipes de guarda-vidas, que atuam em conjunto com as forças de segurança do Estado.

A implementação de soluções tecnológicas e inovações permitem que as forças de segurança atuem com mais agilidade e eficiência.

Cerco Inteligente

O Cerco Inteligente do Estado é utilizado por diversas secretarias e órgãos de segurança, como forma de coibir crimes e monitorar vias do Estado. Já a Central de Teleflagrante atua de forma ininterrupta para a lavratura de procedimentos, unificando o atendimento nas Delegacias Regionais do Estado. Além disso, o Centro de Inteligência da Defesa Civil (Cidec-ES) permite o monitoramento das condições climáticas em tempo real. Ou seja, prevenindo e mitigando impactos provocados por eventos extremos.

A Delegacia Online permite que qualquer cidadão registre um Boletim de Ocorrência pelo computador, sem a necessidade de se dirigir a uma Delegacia. Do mesmo modo é possível fazer o registro on-line de ocorrências de acidentes de trânsito sem vítimas pelos sites do Detran|ES e da PMES.

Já a Polícia Militar pode lavrar o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) em delitos de menor potencial ofensivo também on-line. Assim, evita o deslocamento e reduz o tempo de atendimento da ocorrência.

A operação inclui o uso de drones, bafômetros passivos e ativos e equipamentos de busca remota. Além disso,  investimentos como a aquisição de um microcomparador balístico. Bem como implantação da Computação Embarcada, do Centro de Inteligência e Análise Telemática e do RG Digital. Melhorias que demonstram como o avanço tecnológico auxilia o trabalho das forças de segurança em diversos aspectos.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, destaca a integração entre órgãos de segurança. Segundo ele, a integração desses órgão nas esferas estadual, federal e municipais já é uma marca no ES. “E na Operação Verão deste ano vemos, mais uma vez, esta coesão é importante”, acrescentou.

“Estamos nos preparando para oferecer aos capixabas e aos turistas um verão de tranquilidade. Utilizando todas as tecnologias disponíveis para otimizar o trabalho desenvolvido pelos nossos operadores de segurança”, finalizou Ramalho.

 

Campanha_Dengue

Espírito Santo recebe lançamento de campanha nacional contra a dengue

PM

Idoso é agredido com socos e chutes dentro de casa em Muqui

Cras_Zumbi

Começa nesta segunda programação especial para o mês da mulher em Cachoeiro

governador

Governadores discutem Gabinete de Inteligência no combate à violência

dengue

Cachoeiro realiza Dia D de combate à dengue neste sábado (2)

Acidente

Colisão entre carreta e automóvel mata uma pessoa em Cachoeiro

Primeiro_Comando

Capturado em Cachoeiro integrante de facção criminosa PCC

Dengue_olhos

Dengue: oftalmologista alerta sobre caso de estudante que quase ficou cega

Leia mais