qui 20/junho/2024 18:50
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Máscara é liberada em ambientes abertos. Em Cachoeiro, continua obrigatória

redacao
Redação Dia a Dia

Em pronunciamento na tarde desta sexta-feira (11), o governador Renato Casagrande anunciou o 98º Mapa de Risco para a Covid-19 e comunicou novas medidas em relação à doença, ao passaporte vacinal e ao uso de máscaras.

Segundo o governador, pela primeira vez desde o início da pandemia, o Espírito Santo tem duas microrregiões (Sudoeste Serrana e Central Serrana) classificadas em Risco Muito Baixo.

Em função disso, 12 municípios capixabas ficam classificados, de forma definitiva, como Risco Muito Baixo. Outros 65 municípios estão em Risco Baixo. Apenas Cachoeiro está classificada em Risco Moderado e não há municípios classificados em Risco Alto.

Por causa da queda da doença, não haverá obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos nos municípios em Risco Baixo, de acordo com o Mapa de Risco da Covid-19, sendo mantida a exigência somente em locais fechados.

A exigência do uso de máscaras segue nos municípios classificados em Risco Moderado, como é o caso de Cachoeiro de Itapemirim.

A determinação vigora a partir de segunda-feira (14). Mas o governador enfatizou que os moradores desses locais, se preferirem, podem continuar fazendo uso dela.

Outro fato anunciado pelo governador foi de que eventos sociais não vão ter mais limitação de público, uma vez que a situação é 80% de vacinação com as duas doses das pessoas adultas.

Além disso, mais de 80% dos adolescentes e idosos acima de 60 anos, o que permite que sejam liberadas atividades econômicas s sociais nesses municípios em risco muito baixo.

“Nos municípios que compõem as regiões no risco muito baixo, também não precisarão mais exigir o passaporte de vacina nem usar máscaras em ambientes abertos”, frisou o governador.

Mas faz um pedido: que as  pessoas com algum sintoma ou virose usem máscaras e façam testes. Diz que especialmente em relação aos profissionais de Saúde, há regras específicas quanto ao uso de máscaras.

“Se você acha que deve usar a máscara, use. É uma cultura, um equipamento usado em muitos países do mundo. Também passamos a usar máscaras para as pessoas se sentirem mais seguras. Não estamos dispensando como prática de equipamento que não tem efeito. Teve efeito grande e continuará tendo. E pode ser incorporada no nosso dia a dia”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PRF Policia-Rodoviaria-Federal-BRA-31-12

Cai número de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

festa-junina-quadrilha-18-06-2024

Começa a Feira São João Art’s na Praça em Cachoeiro. Confira a programação

Leia mais