O judoca Tiago Camilo, duas vezes medalhista olímpico, estará em Cachoeiro na manhã deste sábado (14), às 10h30, no ginásio poliesportivo Hermo Gomes, no Aquidaban, para a aula inaugural do projeto esportivo e social que ensinará judô para crianças de cinco a 18 anos.
A presença do atleta é fruto de uma parceria da Prefeitura de Cachoeiro, através da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), com o Instituto Tiago Camilo, que já conta com 13 polos em quatro estados, oito municípios e tem mais de 2 mil alunos.
A proposta do judoca medalhista olímpico é fazer do esporte uma ferramenta de integração e transformação social. As aulas serão às segundas, quartas e sextas, pela manhã e à tarde.
Lílian Siqueira, secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida, ressalta que com essa parceria, o esporte em Cachoeiro ganha ainda mais força e incentivo.
Destaca também que está muito feliz porque Cachoeiro está entre as cinco cidades capixabas que receberão esse projeto, que vai beneficiar muito as crianças e adolescentes do município.
“O judô é uma modalidade que ensina diversos valores, além de trazer benefícios para saúde”, enfatiza Lilian.
SAIBA MAIS
Tiago Camilo ingressou no judô com cinco anos de idade, na cidade de Bastos, interior de São Paulo. Durante sua carreira, conquistou inúmeros títulos:
• Prata Jogos Olímpicos de Sidney 2000;
• Bronze Jogos Olímpicos de Pequim 2008;
• Campeão Mundial Juvenil, Júnior e Sênior;
• Bronze no Mundial por Equipes em 2005 e prata em 2011;
• Tricampeão dos Jogos Pan-Americanos 2007, 2011 e 2015;
• Pentacampeão dos Jogos Pan-Americanos 2007, 2014,2015 e 2016;
• Campeão Sul-americano em 2005;
• Octacampeão brasileiro e paulista;
• 25 vezes medalhista em Copas do Mundo/Grand Prix e Grand Slam.
O instituto
O Instituto Tiago Camilo começou em 5 de junho de 2012, no bairro de Paraisópolis, Zona Sul da cidade de São Paulo, área que concentra uma das maiores comunidades do país.
Buscando a implementação de políticas favoráveis aos mais vulneráveis, o projeto se manteve em expansão para outras localidades, desenvolvendo um trabalho sério voltado para áreas como esporte, educação e cultura.
Com o atendimento direcionado a crianças e adolescentes de 5 a 18 anos, o Instituto tem como objetivo colaborar de forma efetiva na construção do caráter de cada indivíduo, para, assim, transformar a sociedade. Em 9 anos de projeto, os profissionais já impactaram a vida de mais de 12 mil pessoas.