Medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), evento realizado pela Agência Espacial Brasileira, 34 alunos de Itapemirim serão homenageados pelo município em função do resultado, que foi motivo de elogio da própria agência.
Eles disputaram com 774.232 alunos de 8.456 escolas de todo o país. Em carta recebida esta semana pela prefeitura, o coordenador nacional da Olimpíada, o astrônomo João Batista Canatle não poupou elogios:
“Deixamos aqui registrados os nossos parabéns pelos excelentes resultados obtidos pelos seus alunos, professores e escolas e aproveitamos a ocasião para sugerir fortemente que esta prefeitura faça uma cerimônia pública de entrega das medalhas”, destacou.
A prefeitura adiantou que já se organiza para, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizar uma cerimônia solene de entrega das medalhas. Não há data definida ainda.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica é organizada anualmente por uma comissão de Astrônomos pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial Brasileira.
A competição foi realizada no dia 18 de maio, mas, segundo o coordenador, o resultado só foi divulgado recentemente.
João Batista sugeriu ainda que a prefeitura eleja um coordenador de olimpíadas no município para ampliar a participação das escolas na 22º Olimpíada Brasileira, que irá ocorrer em 2019.