ter 8/julho/2025 04:49
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Meninas Bordadeiras de Burarama fazem exposição a partir desta quarta

Mostra do tradicional grupo de bordado que atua no distrito de Cachoeiro acontecerá na Sala Levino Fanzeres até 28 de fevereiro.
Foto: PMCI

A exposição “Memórias das Meninas Bordadeiras de Burarama” terá início nesta quarta-feira (8), a partir das 10h, na Sala de Exposições Levino Fanzeres, no Palácio Bernardino Monteiro. Os visitantes poderão conferir até o dia 28 de fevereiro, gratuitamente, algumas das peças produzidas pelo tradicional grupo de bordado que atua no distrito de Burarama, em Cachoeiro de Itapemirim.

Os trabalhos das Meninas Bordadeiras destacam os 102 anos de história de Burarama, incluindo aspectos das atividades econômicas do distrito – agricultura, fabricação de aguardente e pecuária de leite e corte – e o principal símbolo da localidade: a Pedra da Ema.

Nas peças bordadas, também são enfatizados elementos como a força da mulher, as emoções e descobertas da adolescência, a infância, brincadeiras, relacionamentos e situações do cotidiano.

Origem

O grupo tem sua origem em 1973, com o trabalho de Anna Perim Grillo, que foi sendo transmitido de geração a geração. Em 2005, elas se formalizaram como Ponto de Memória Meninas Bordadeiras de Burarama.

Atualmente, mais de 30 bordadeiras de todas as faixas etárias se reúnem semanalmente para produzir suas peças, direcionadas tanto ao consumo próprio quanto para comercialização externa.

“Expor estas memórias nos oportuniza valorizar a arte do bordado e nos permite trazer à tona as expressões mais sublimes da alma, resgatando lembranças perdidas e revelando emoções e histórias vividas”, afirma Mariangela Grillo Fassarella, artista responsável pela exposição.

“Toda expressão artística é uma oportunidade rica de conhecimento, e é por isso que é uma alegria muito grande poder expor trabalhos tão significativos, que contam memórias de um dos nossos principais distritos, retratadas por aquelas que as viveram. Convidamos a todos para aproveitar mais essa atração”, ressalta a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

A Sala de Exposições Levino Fanzeres fica no térreo do Palácio Bernardino Monteiro (sede da prefeitura), na praça Jerônimo Monteiro, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
concurso-selecao-processo-seletivo2

Justiça suspende processo seletivo da Prefeitura de Castelo a pedido do MPES

ilustracao-feira-es-mais-ilustra-

Feira de Ilustração agita o Centro de Vitória nesta sexta (11) e sábado (12)

cnh social

CNH Social: Detran convoca 1.125 suplentes para vagas remanescentes

roubo-material-limpeza

Homem é detido em Cachoeiro após suspeita de furto em residência

deputada-estadual-camila-valadao

Deputada propõe falta abonada para cuidado de filhos e dependentes

policia-civil3

Assembleia discute nesta terça (8) saúde de trabalhadores da segurança pública

Policia_Militar

Polícia aborda carro suspeito com placa adulterada em Apiacá

crianca-primeira-infancia

Semana da Primeira Infância tem programação especial no ES

Leia mais
plugins premium WordPress