qui 18/dezembro/2025 16:16
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Menino de Vargem Alta planta e vende cactos para realizar sonho de ser engenheiro

Um adolescente de 13 anos, morador de Vargem Alta uniu empreendedorismo, jeito para cuidar de plantas e apoio da família para tentar realizar um sonho.

Calebe Arantes Abílio, que sonha em se tornar engenheiro em Robótica, cultiva em uma estufa no quintal de casa mais de 200 tipos de cactos, que são vendidos todos os domingos há quase um ano em um restaurante em Vargem Alta.

Morador da localidade de Vila Esperança, no interior do município, o adolescente disse que comercializa plantas que variam de preços entre R$ 3,00 a R$ 150.

Quem pensa que o adolescente gasta o dinheiro com coisas típicas que agradam a todo menino da idade dele está enganado. O dinheiro arrecadado é guardado em uma poupança.

“No inverno as pessoas vêm mais para a região montanhosa. No verão eu vendo menos. Tem dado um dinheiro razoável, que eu guardo em uma conta que meus pais fizeram para mim no banco”.

O amor pelos cactos começou após ter recebido uma mudinha de presente da avó. “Daí eu fui cuidando, pegando a experiência de cuidar. Depois comprei algumas mudas de suculentas e o negócio só foi crescendo”, explica.

O adolescente revelou também que sua estufa tem até nome: Abbasuculentas.“A palavra ‘abba’ significa pai. Escolhi o nome pois se não fosse o meu pai do céu essa ideia não teria ido para frente, e meu maior apoiador é meu pai terreno”, esclarece.

Na parte da manhã Calebe estuda o 7º ano em uma escola da região. No período da tarde, se dedica a fazer suas tarefas escolares, brincar e cuidar dos seus cactos.

“Não tem segredo. Eu mesmo cuido de todas as minhas plantinhas. É irrigar, podar, adubar. Faço tudo com muito carinho”, destaca.

Orgulhoso, o pai do Calebe, Mario Sérgio Abílio, de 49 anos, revelou que o filho tem potencial. “Ele sabe conversar com as pessoas, é obediente, carinhoso, tem opinião própria, é companheiro. Está descobrindo novas oportunidades de crescer”.

A mãe, a dona de casa Diciula Arantes Cardoso Abílio, 41 anos, contou que a família sempre o incentivou. “Desde novinho trabalhamos essas questões na vida dele e assim temos o conduzido e vendo-o crescer em sabedoria, na obediência, no amor pelo senhor Jesus, em se importar com o outro, no cuidado e responsabilidades com os estudos, com suas plantas, nos treinos de teclado, violino e judô”.

 

Aluno Nota 10
Além de se destacar no cultivo e na comercialização de cactos, Calebe Arantes Abílio, é nota 10 na sala de aula. Segundo sua mãe ele já coleciona alguns prêmios, dentre eles um na 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP.

“Na escola ele é nota 10. Gosta muito de ler, presta a atenção nas aulas e suas notas são sempre muito boas. Mês passado ficamos sabendo do resultado da prova da OBMEP, e ele tirou prata em todo o Estado”, disse a dona de casa.

O pai, o Mario Sérgio Abílio, 49, afirmou que Calebe é esforçado. “Ele tem se esforçado e tem conquistado ótimos resultados na escola”.

Enquanto a idade de cursar a faculdade não chega, o adolescente faz questão de agradecer a todos o que encorajam e ajudam.

“Quero agradecer a meu pai, que me apoia e me incentiva a não desistir e à minha mãe, que me dá ótimas ideias para meu negócio crescer. Também os donos do restaurante Rancho da Lagoa, que disponibilizam o espaço para a venda das minhas plantas sem cobrar nada, e o Saulo Roberto, que me inspira e me fornece conhecimento sobre o cultivo de suculentas. Por último, mas não menos importante, o Deus a quem eu sirvo e amo. Graças a ele eu tenho crescido como empresa e em estatura, sabedoria e graça”, conclui.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mimoso do Sul: duas mulheres sofrem tentativa de feminicídio no mesmo dia

Leia mais