ter 5/março/2024 04:46
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Alessandro de Paula

Menos burocracia para abrir ou regularizar empresas em Cachoeiro

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

Redução de exigências, menos documentos e redução de custos. Comissão criada pelo prefeito Victor Coelho para desburocratizar procedimentos da prefeitura começa a gerar resultados, como o decreto 28.602 que racionaliza atos e procedimentos administrativos.

Na prática, o decreto estabelece a supressão e simplificação de formalidades ou exigências desnecessárias ou superpostas, cujo custo econômico ou social, tanto para o erário como para o cidadão, seja superior ao eventual risco de fraude.

“Por exemplo, no momento em que o contribuinte protocolar um documento, o servidor que for recebê-lo terá fé pública para autenticá-lo, não sendo necessária a autenticação em cartório”, explicou o secretário de Modernização e Análise de Custos, Alexandro da Vitória.

Ele afirma que o decreto contribui para que o município avance em relação ao pacto “Dez Medidas Contra a Burocracia”, lançado pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) em 2018.

Outro passo, segundo ele, é em relação à solicitação de documentos, onde os órgãos da prefeitura não poderão exigir do cidadão a apresentação de certidão ou documento expedido por outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com algumas ressalvas constantes no decreto.

A Comissão Técnica de Desburocratização (Comtede) é formada por sete servidores, representantes das secretarias de Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano, Modernização e Análise de Custos e Saúde.

 

Outras medidas

 

Além da comissão, outras medidas foram adotadas pela prefeitura de Cachoeiro, nos últimos anos, para garantir desburocratização ao setor empresarial.

A lei municipal 7.529, de 2017, por exemplo, flexibilizou a abertura de empresas em condomínios, o funcionamento de empresas de diferentes ramos em um mesmo local e o processo de encerramento de atividades empresariais.

Alegre_Caparao

Cachoeiro e Alegre recebem oficinas para construir plano “ES 500 anos”

GCM

Guarda Municipal apreende moto com placa adulterada em Cachoeiro

envelhecimento

Geração Z sofre de envelhecimento precoce. Por quê?

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

Leia mais