Estão abertas, até o dia 26 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do Programa de Especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral da Rede Meridional, em parceria com a Universidade Vila Velha (UVV). O curso tem como objetivo oferecer capacitação profissional com estudo e práticas das técnicas mais modernas que reduzem o tempo de internação e recuperação de pacientes.
É requisito para participar da seleção ser médico com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) do Espírito Santo e título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) ou título da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN). Os interessados deverão encaminhar currículo para análise e dados de contato para o e-mail ltoledo@metropolitano.org.br.
Processo de seleção
A seleção será realizada por meio de análise do currículo do candidato e entrevista, a ser realizada no Centro de Especialidades Médicas do Hospital Meridional Serra, sede da especialização, no dia 1º de março, a partir das 8 horas, com o coordenador da especialização, doutor Lourimar Tolêdo.
Algumas experiências e capacitações profissionais serão levadas em conta no momento da avaliação, como ter participado de curso de extensão/estágio extracurricular, apresentações de trabalhos científicos, publicações em revistas indexadas ou livros, participação em congressos e jornadas médicas científicas e atividades de monitorias, iniciação científica e pesquisa.
O programa vai selecionar um candidato e o resultado será divulgado no site www.metropolitano.org.br, no dia 3 de março.
A especialização
Com duração de dois anos, a especialização terá início no dia 15 de março. Durante a formação, o candidato aprovado participará de cirurgias, atendimentos em ambulatórios, visitas e pareceres em enfermarias e pronto-socorro.
O curso conta com uma equipe formada por três cirurgiões de coluna credenciados pela SBOT e pela Sociedade Brasileira de Coluna (SBC).
O programa é reconhecido e validado pela SBC, não havendo ônus ou remuneração prevista nem vínculo trabalhista do selecionado com a equipe médica e instituições de ensino (Grupo Meridional e UVV) referentes às atividades que envolvam seu treinamento.
“Para realizar a prova de título de Especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral pela Sociedade Brasileira de Coluna, o selecionado, após a conclusão da Especialização, terá de elaborar um trabalho científico da especialidade, a ser apresentado e avaliado. Toda a bibliografia necessária e os métodos de avaliação, temas das aulas e cronogramas serão entregues a ele no momento da matrícula”, explica o coordenador do curso Lourimar Tolêdo, chefe do Serviço de Cirurgia de Coluna do Hospital Meridional Serra.
Ao longo da formação, o candidato irá aprender técnicas de cirurgias minimamente invasivas e procedimentos intervencionistas no controle da dor decorrente de patologias da coluna vertebral.
“Além do Meridional Serra (Metropolitano), contamos com o apoio da Universidade Vila Velha (UVV), onde teremos disponíveis cenários de simulação, salas de aula, material audiovisual, bibliotecas e salas de ambulatório”, destaca Lourimar Tolêdo.
Serviço
Programa de Especialização em Cirurgia da Coluna Vertebral
• Duração: 2 anos
• Inscrições: até 26 de fevereiro
• Como se inscrever: enviar currículo e dados de contato para o e-mail ltoledo@metropolitano.org.br
• Edital: disponível em www.metropolitano.org.br
• Vaga oferecida: 1
• Requisitos: ser médico com registro no CRM-ES e título da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) ou da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN)
• Resultado: será divulgado no dia 3 de março no site www.metropolitano.org.br
• Matrícula: será realizada entre os dias 8 e 12 de março