Milhares de devotos se reuniram nesta segunda-feira (5) para a missa em louvor a Nossa Senhora das Neves, padroeira de Presidente Kennedy.
A celebração, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, foi concelebrada pelo pároco Antônio Nazareth e outros presbíteros, e ocorreu em uma área coberta em frente ao Santuário das Neves, que foi equipada com palco, som e iluminação para receber os fiéis.
A missa campal atraiu uma multidão que se espalhou pelo entorno da igreja. “Venho há treze anos aqui, e posso dizer que melhorou muito. Também cresceu bastante o número de romeiros. Isso é maravilhoso e Nossa Senhora das Neves merece”, disse Renato Luiz Dias, de 53 anos.
Devotos de várias regiões compareceram, como Claudiomar Muniz, que organizou uma caravana de Piúma. “Minha avó já era muito devota de Nossa Senhora das Neves e passou essa devoção para minha mãe, que passou para mim. Fiz uma promessa para uma cura nos joelhos, ainda não recebi meu milagre, mas tenho certeza que no tempo certo, serei abençoada”, afirmou emocionada.
Juliana Damas Soares, de Campos dos Goytacazes, também compartilhou sua história de fé. “Estava tentando engravidar há mais de 3 anos e não conseguia. Pedi a intercessão de Nossa Senhora das Neves e no ano seguinte já estava grávida. Hoje, meu milagre tem 2 anos e 3 meses.”
Manifestações contra o Porto Central
Gostou da matéria? 💬
Junte-se ao nosso grupo no WhatsApp e receba notícias exclusivas diretamente no seu celular!
👉 Entrar no GrupoAlém das demonstrações de fé, a celebração foi palco de um manifesto popular contra o Porto Central. Dezenas de romeiros coletaram assinaturas em um abaixo-assinado contra a construção do porto na foz do rio Itabapoana. Os militantes expressaram suas preocupações sobre os impactos negativos do projeto para a tradição religiosa, o meio ambiente e a pesca artesanal.
“O Santuário das Neves está diretamente ameaçado com a construção do porto. Pescadores e comunidades não tiveram direito a consulta prévia, livre, informada e de boa fé!”, afirmava a petição, que teve grande adesão entre os romeiros.
História do Santuário das Neves
Originalmente construído em madeira pelos jesuítas no século XVII, o Santuário das Neves foi reconstruído em alvenaria com a ajuda de índios catequizados e escravos em torno de 1694. A imagem da padroeira veio de Portugal em 1750 e passou por um processo de restauração em 1995 e novamente em 2017.
Localizada na Praia das Neves, a pequena igreja é parte do projeto “Caminho dos Santuários”, que reconstitui a rota percorrida por São José de Anchieta nos últimos dez anos de sua vida. Esta rota inclui a antiga Vila de Rerigtiba (atual município de Anchieta) e o Santuário Nacional de São José de Anchieta, além do Santuário de Nossa Senhora das Neves.