Para alertar motociclistas, motoristas e pedestres, moradores da Rua Izídio Cesário, bairro Vila da Penha, em Mimoso do Sul, plantaram uma bananeira dentro de uma cratera que se formou durante forte chuva.
O buraco ocupa mais de metade da rua e oferece perigo. O trânsito está parcialmente interditado. Só carros pequenos e motos conseguem passar. Preocupado, um servidor público aposentado procurou o Ministério Público para denunciar a falta de conservação da via e pedir providências.
Na denúncia, o aposentado Áureo Coelho afirma que o problema (da falta de manutenção na rua) persiste desde o mandado do prefeito passado. Afirma que não há calçamento adequado para os pedestres e que já foi solicitado reparo, porém nada foi feito até então.
“É um descaso contra nosso bairro, tanto da atual gestão quanto das anteriores. Os governos municipais nos abandonaram. É uma cobrança justa que fazemos, já que pagamos impostos, ou nosso dinheiro é diferente do de outros bairros”, reclamou Áureo.
O outro lado
O secretário de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Paulo Castanheira, afirma que a prefeitura já foi ao local, retirou a tampa e irá começar a obra de recuperação da rua na segunda-feira (11).
Ao contrário do que foi relatado pelo morador, Marcos Paulo afirma que o buraco é recente e foi formado durante forte chuva que atingiu o município.
“Não tem muito tempo. Isso aconteceu no final de semana, quando deu 100 milímetros de chuva na cidade, destruiu várias redes de drenagem. Depois de Alegre, Mimoso foi o município mais castigado pela chuva no Sul”, disse o secretário.
Marcos Paulo também garantiu que existem várias obras em andamento no bairro.
“A prefeitura está trabalhando. Acabamos de entregar drenagem e pavimentação numa rua acima da rua dele, projeto da atual administração. Estamos refazendo o calçamento ali. E já estamos licitando outra obra no bairro, que pretendemos iniciar em abril”, disse o secretário.