O ministro da Justiça, Sergio Moro, enfrenta uma crise interna que pode culminar em sua saída do governo. A determinação do presidente Jair Bolsonaro em trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, homem de confiança do ex-juiz da Operação Lava Jato, causou mal-estar e perplexidade.
O jornal Folha de São Paulo chegou a noticiar no início da tarde que o ministro chegou a pedir demissão nesta quinta-feira (23) após ser comunicado pelo presidente de sua decisão durante uma reunião, mas nada oficial foi confirmado até o momento.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Nos bastidores, os generais ministros Braga Neto (Casa Civil), Luiz Eduardo Ramos (Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) estariam tentando demover Moro de deixar o governo.
Valeixo é considerado um policial federal respeitado dentro da corporação e foi escolhido por Moro para comandar a Polícia Federal. Ele já foi superintendente da PF no Paraná, onde o ex-juiz federal atuava na primeira instância da Lava Jato. Durante sua gestão em Curitiba, Valeixo foi o responsável pela condução da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em abril de 2018.