A média móvel de mortes por Covid-19 no Estado passou de 2,5 em dezembro do ano passado para 20 mortes nos últimos 14 dias.
A informação é do governador Renato Casagrande, que se pronunciou em live em uma rede social no início da noite desta sexta-feira (11).
Casagrande alertou que o Espírito Santo vive um crescimento exponencial de óbitos por Covid-19. Contudo, segundo ele, espera-se que na próxima semana haja estabilidade e posterior início da queda do número de óbitos.
Tudo porque a média móvel de infecções nesta semana foi reduzida. Segundo Casagrande, 7,6 mil novos casos foram registrados, o que representa uma redução de 43% se comparado há 14 dias atrás, quando a quantidade foi de cerca de 13,5 mil.
Mais uma vez Casagrande apelou para que os capixabas se vacinem. “A maioria das pessoas internadas não se vacinou ou não completou o esquema vacinal”, alertou.
O governador informou também que 25% das crianças de cinco a 11 anos no Espírito Santo foram imunizadas. “Um índice pequeno e que tem que avançar”, enfatizou.
Casagrande destacou que em janeiro de 2021 o número de óbitos era três vezes maior do que o atual e atribui essa queda à imunização. “Vacina funciona, salva vidas e não tem que ter polêmica sobre esse assunto”, defende.