Uma mulher de 45 anos foi resgatada pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), depois de tentar escalar com uma equipe de rapel o Pico da Bandeira, no Parque Nacional do Capararó, neste domingo. O Notaer recebeu um pedido de apoio do Corpo de Bombeiros Militar que foi informado por populares que a vítima estaria em condições críticas na localidade, com quadro de hipotermia e de desidratação.
Diante da considerável demora para subir a Serra do Caparaó e da impossibilidade de os populares descerem com a vítima, os Bombeiros acionaram o Notaer e a equipe decolou às 09h15min e às 10h50min a vítima já estava sendo entregue aos cuidados de uma equipe do Samu 192 na cidade de Guaçuí para o tratamento e encaminhamento devidos.
“As condições meteorológicas estavam favoráveis e conseguimos pousar no topo, bem perto do Pico, para resgatar a vítima e levá-la para as equipes de saúde. Os integrantes dos Bombeiros acompanharam o atendimento realizado pelo Samu 192 e nossa equipe de serviço retornou para Vitória”, contou o major Pablo.
A senhora resgatada, que foi encaminhada para o Hospital da cidade de Guaçuí, informou à equipe do Notaer que é moradora de Cariacica e que fazia parte de um grupo de praticantes de rapel que decidiu escalar o Pico da Bandeira neste final de semana e que durante a atividade, já no fim da subida, sentiu-se muito mal, chegando ao quadro que descrevi acima (hipotermia e desidratação).
Simultaneamente a esse resgate, outra equipe do NOTAER, a de voo aeromédico, esteve em Ibatiba resgatando um homem de 49 anos vítima de acidente vascular cerebral (AVC). Ele foi conduzido para o Hospital Central, na capital capixaba.