O curso “Mulheres em Campo”, oferecido pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria de Agricultura e Interior (Semai), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), vai capacitar 13 produtoras rurais da região do distrito de São Vicente.
As aulas começaram no último dia 2, no salão da Igreja Católica de Boa Vista. Toda segunda-feira do mês de setembro, essas mulheres têm encontro marcado para aprenderem sobre empreendedorismo, custos de produção, viabilidade, diagnóstico do negócio e desenvolvimento pessoal.
Com a capacitação, a expectativa é que elas possam gerir o próprio negócio e saibam avaliar as melhores condições de mercado.
Simone das Graças Fávero Felippe, 45, é uma das alunas do curso e atualmente está investindo em turismo rural.
“A informação sempre ajuda porque fala sobre como devemos lidar com empreendimento, com o cálculo. Aqui já trabalho com algumas dessas premissas no chalé em que ofereço almoços e cafés por agendamento. Avalio bem as práticas de administração, verifico se está dando lucro ou não. Mas a oportunidade reforça o nosso trabalho”, conta Simone.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Totalmente gratuito, o curso, que está em sua primeira turma, ajuda as produtoras rurais a se capacitarem a fazer contas e análises e entender melhor o mercado no qual estão inseridas. Além de reforçar os cuidados para se manter a saúde financeira do negócio, as mulheres que participarem vão receber um certificado de 40h.
O secretário de Agricultura e Interior, Robertson Valladão, destaca que a região de Boa Vista e Alto São Vicente, onde está localizada a Pedra da Penha, possui um elevado potencial turístico.
“Nós estamos oferecendo aos agricultores todas as informações necessárias para a gestão eficiente dos seus empreendimentos, nos mais diferentes ramos”, disse.
A Prefeitura de Cachoeiro projeta outros investimentos na região. “Isso irá certamente possibilitar a criação de novos postos de trabalho, contribuindo para a diminuição do êxodo rural e favorecendo o desenvolvimento do município”, disse o secretário.