sex 26/julho/2024 22:07
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Mulheres usam música para vencer estresse pós pandemia em Alfredo Chaves

redacao
Redação Dia a Dia

Vinte mulheres que participaram de uma oficina de música em Alfredo Chaves, região serrana do estado, resolveram acabar com o estresse provocado pela pandemia através da arte.

Desde março elas têm aulas de percussão e hoje até montaram um bloco de afroreggae, o Baobá, que se apresenta em festas.

A servidora pública Lauriete Nascimento, de 43 anos, é uma das integrantes do bloco que leva o nome da famosa árvore africana.

Ela conta que nunca havia tido aulas de percussão e que hoje a sua autoestima melhorou porque a atividade é uma válvula de escape depois de um dia cheio de obstáculos.

“Identifico como liberdade, esquecer naquele momento de tudo ao redor. O mundo pós-isolamento tem sido ansioso para todos nós e a música tem esse poder, né? De nos oferecer uma válvula de escape”.

Colegas de bloco de Lauriete, Joana da Penha e Ana Lucas, de 45 anos, Kelly Furlan, 43, Marizete Teixera, 41 e Valquiria Paganini, de 46, contaram que se sentem bem melhores depois que começaram a participar das oficinas.

“É, literalmente, uma terapia. É uma forma de socialização também e tira o estresse. E o afroreggae deixa todo mundo alegre, contente. Estamos bem mais felizes, menos estressadas, menos ansiosas após a formação do bloco”.

O professor de música do Bloco Baobá, Kleber Farias, de 44 anos, disse que as aulas, que acontecem todas as terças e quintas-feiras a partir das 19h, são gratuitas.

Elas acontecem nas ruas do bairro Macrina, reduto da cultura afro-brasileira em Alfredo Chaves. Ainda de acordo com Kleber, as oficinas fazem parte de um projeto aprovado e patrocinado por um edital de igualdade racial fomentado pelo Carrefour. Além das aulas de percussão, o prêmio de R$ 20 mil contemplou ainda rodas de capoeira.

“Um bloco de percussão só de mulheres eleva a autoestima e nos ajuda a combater o racismo e o preconceito crescente que somos vitimadas todos os dias. Temos também uma oficina de capoeira, aos sábados a partir das 17h”.

Quem defende a ideia de que aprender a tocar instrumentos musicais pode ajudar no combate da ansiedade e estresse é a psicóloga Josiane Rangel, 44.

“Diferentes formas de arte demonstram grande potencial, até mesmo como técnicas terapêuticas, sendo extremamente importante escolher algo que você realmente goste e que te relaxe”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais