Em reunião com os comerciantes neste domingo (29), o prefeito de Muqui, Carlos Renato Prúcoli, voltou atrás e decidiu revogar decreto que permitia a abertura das lojas da cidade por cinco dias.
“Após várias publicações do governo (sobre o coronavírus), chamei a Associação para conversar neste domingo. Expus a situação e eles mesmos chegaram ao consenso de não abrir”, disse o prefeito.
A decisão anterior de abrir o comércio foi anunciada na sexta-feira (27) pelo prefeito, que assinou decreto autorizando as lojas a funcionar durante esta semana, entre segunda-feira (30) e sexta-feira , dia 3 de abril.
“Tomei essa medida após reunião com os comerciantes que me solicitaram, mas somente nesse período, que é quando as pessoas recebem seus pagamentos e procuram as lojas para acertar suas contas”, disse Renato na ocasião.
No mesmo dia, o governador Renato Casagrande alertou comerciantes para que não abram suas lojas, pois haveria risco de multas e cassação de funcionamento, uma vez que o decreto estadual continua em vigor.
Neste domingo, o prefeito fez um vídeo, com o grupo de empresários ligados à Associação Comercial, explicando sua nova decisão.
“Pedimos a compreensão de todos. Nosso objetivo não foi contrapor ao decreto do estado e sim colaborar com nosso comércio e munícipes. Sigamos com o combate ao Covid 19. Vamos nos cuidar, cuidar das medidas sanitárias e vamos nos prevenir”, destacou.
Ele ainda reforçou: “Por isso fique em casa, colaborem com Secretaria de Saúde, governo do estado e vamos nessa campanha para não ter prejuízo na nossa sociedade, não tenhamos perdas e que possamos evitar o pior”, disse em vídeo.