sex 3/maio/2024 04:55
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Nutricionista Letícia Ferrari. Foto: Divulgação

“Não coma neste Natal como se não houvesse amanhã”, diz nutricionista

Lilia-barros-05-09-2023
Lilia Barros

Todo mundo sabe e entende que alguns alimentos e receitas são tão típicos dessa época do ano que a próxima oportunidade de saboreá-los será apenas no ano que vem. Nesse caso, está liberado para aproveitar, afinal o problema não está na mesa farta que se irá desfrutar, mas na cabeça das pessoas, conforme explica a nutricionista Letícia Ferrari, de Vitória.

“O problema acontece quando as pessoas ficam com a cabeça muito voltada para dietas e dizem: ‘Estou fazendo dieta e não posso comer, fico restringindo, restringindo o ano todo, mas como na noite de Natal não vou precisar me privar desse prazer então eu vou comer o que tiver na minha frente até eu não aguentar mais'”, narra a nutricionista.

Chutando o balde

Segundo a profissional, o problema não está em comer, mas no pensamento fatídico de levar até as últimas consequências aquela noite de Natal já que nos outros dias muitos dizem que não encostam a mão em um doce, em um arroz, em uma carne com um pouquinho mais de gordura. E depois, na ceia natalina, elas querem “chutar o balde”.

“Elas acabam consumindo uma quantidade de calorias que deveria ser cosumida em três dias praticamente e passam mal, acordam mais inchadas, arrependidas e preocupadas pensando que engordaram”, ela conta.

A vida continua…

“A questão está na forma com que as pessoas estão lidando com o alimento. É possível aproveitar o momento, comer de forma diferente da rotina, comer um pouco a mais, mas sem exageros. É esse equilíbrio que falta em muitas pessoas em uma ocasião como esta. É saber que haverá uma ceia com muitas comidas saborosas, que podem sair da rotina mais restrita do dia a dia, mas que mesmo assim não precisa comer tudo que vir pela frente, em quantidades exageradas. É saber que no dia seguinte, ao amanhecer, vamos tomar o nosso café e dar sequência às atividades normalmente. O ruim é esse pensamento fatídico de muita restrição e no dia da ceia comer como se não houvesse amanhã.”

Pode comer de tudo sim!

A boa notícia dada pela nutricionista é que é possível liberar para comer de tudo o que quiser na mesa, mas ela destaca que se deve ir em cima de itens que sabe que vai gostar e deixar de lado o que não gosta tanto assim.

“Não se deve comer de tudo só porque está ali na mesa, na sua frente, ou porque é noite de Natal. Você pode aproveitar de tudo comendo um pouco de cada uma das gostosuras, até se sentir saciado, afinal é só uma noite e comer um pouco a mais e fora da rotina não será determinante para te engordar ou prejudicar sua saúde, desde que trabalhe sua cabeça antes, para não encarar a noite natalina como se fosse a última da vida.”

O que não pode faltar na Ceia

Uma boa recomendação de Letícia Ferrari é levar para a mesa outras coisas essenciais à vida e porque não dizer à saúde também? Ela explica que quando se está focado apenas na comida, perde-se o privilégio de usufruir de outros prazeres proporcionados pela noite de Natal.

“Olhe para as pessoas que estão lá com você, talvez familiares que você não vê há anos, converse com as pessoas, troque gentilezas, aproveite a noite também e não só a comida. É um momento de reflexão, de troca, de bom papo e de comer juntos.”

 

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

videomonitoramento-18-08-2023

Dois homens presos em Cachoeiro após arrancarem corrimão do antigo prédio da Caixa

Processo-seletivo-iema-Ctecad2

Iema abre inscrições de processo seletivo para nível superior com salário de até R$ 6,9 mil

Leia mais