ter 21/maio/2024 23:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Ninguém lê

olivia-15-08-2023
Olivia Batista de Avelar

Se você chegou a essa primeira frase, meu título se converte numa mentira. Porém, mantenho a afirmação. Vejam bem, não se trata de uma indagação retórica, um manejo das palavras para se chegar a um final apoteótico. Tampouco, é uma exclamação. Isso seria demais. Não é uma frase que nasce do espanto. Nem do assombro. Muito menos, da indignação. Há tanto para se objetar, ultimamente. Melhor é nos atermos ao que, ao menos, parece ter solução. A leitura e os não leitores é fardo velho e batido, lenga lenga inglória que cansa quem ouve e retorce os nervos de quem se propõe a argumentar.

Toda vez que me deparo com a frase “o brasileiro não lê” tenho calafrios. É certo como dois e dois são quatro que, em seguida ao enunciado, começam a se apontar os dedos. A culpa é dos pais. Não, é da escola. Das professoras (coitadas, mais essa). Do governo. Do preço dos livros. De nosso passado escravagista. De nosso futuro insólito. Adianto, não faço a mínima ideia. Não tenho pretensões de elucidar nada. Se tivesse essa ilusão, acompanhada de delírios de grandeza, lançaria minha candidatura nas próximas eleições. Prometeria melhoras aqui e acolá. Não é do meu feitio. O realismo brasileiro não nos brinda nem com a possibilidade de ser mágico, como o colombiano, mas quem sabe do que eu estou falando?

As vezes, nos falta um ponto final. Um derradeiro confronto com o fato consumado. Nada de catarse. Danem-se as redenções. A solidão do não leitor é reconfortante e quentinha. Quem sabe, sejam os escritores o verdadeiro incômodo. Puxadores de conversa avulsa e não solicitada. Inoportunos. Inconvenientes. Gente sem ter algo melhor para fazer.

Já já, termina. Como adverti, sem respostas. Sem reflexões. E, acima de tudo, sem lançar sobre quaisquer ombros o peso da “formação de uma sociedade que lê.” Não terei esse descaramento. Um crítico literário que gosto muito (não vou me incomodar em procurar seu nome completo, afinal, retorne ao título) tem uma frase fatal: “qualquer iniciativa empregada para formação de leitores é tempo perdido que deveria ser empregado lendo.” O danado me convence toda santa vez. Ainda bem que já terminei esse artigo.

 

Olivia Batista de Avelar. Escritora membro da Academia Cachoeirense de Letras
arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais