dom 16/junho/2024 14:23
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, conheça os tratamentos gratuitos em Cachoeiro e Guaçuí

Andréia Pegoretti

O Dia Nacional de Combate ao Fumo é comemorado nesta quinta-feira (29). E se você, fumante, quer marcar esta data no calendário como o início de sua superação do vício, pode recorrer aos serviços gratuitos oferecidos pelas prefeituras. Cachoeiro e Guaçuí, por exemplo, prestam suporte para quem quer abandonar o cigarro.

Em Cachoeiro, para ter acesso ao tratamento, basta ir a uma das unidades básicas do município ou ao Centro de Saúde “Bolívar de Abreu”, que funcionam das 7h às 16h, e marcar uma consulta para a avaliação clínica com enfermeiro. Também é possível agendar esse atendimento pelo site agendamento.cachoeiro.es.gov.br.

Depois da avaliação, o paciente passa a integrar o programa e conta com atendimento coletivo ou individual, além de participar de grupos de apoio e palestras que abordam a temática.

Se houver necessidade, será oferecido acesso a medicamentos recomendados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), como adesivos de nicotina, goma de mascar e Bupropiona, de acordo com o grau de dependência de nicotina, identificado por meio do Teste de Fagerstron.

A Semus reforça que o atendimento oferecido é eficaz e que já auxiliou muitos participantes a deixarem o cigarro, que é a principal causa de mortes evitáveis no mundo, além de ser motivo de risco para mais de 51 doenças, que incluem o câncer e o enfisema pulmonar.

“O tabagismo é a causa de uma série de problemas de saúde e de prejuízos ao bem-estar tanto de fumantes quanto de não fumantes. Por isso, é fundamental promovermos políticas que auxiliem no combate a esse vício”, afirma a secretária municipal de Saúde, Luciara Botelho.

Guaçuí

Em Guaçuí, o atendimento é ocorre por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). A equipe conta com dois psicólogos e um médico.

Conforme explica a coordenadora do programa, a enfermeira Beatriz Campos Ferreira, a atividade é feita em grupos. A pessoa tem a opção de participar das reuniões durante o dia ou à noite, de segunda a sexta-feira. “Além das reuniões, a Semus oferece aos participantes o tratamento médico, medicamentoso, psicológico, odontológico e nutricional”, explica.

O Caps “Fernandinho” fica localizado na Rua Marechal Deodoro, 87, Centro de Guaçuí, e funciona das 7 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (28) 3553-1268.

Rede privada

Na Unimed Sul Capixaba, o Grupo de Tabagismo tem sido um importante encorajador para que clientes Unimed abandonem de vez o hábito de fumar. O programa auxilia os fumantes por meio de sessões em grupo realizadas por profissionais de saúde multidisciplinares, como médico, psicólogo e enfermeiro. A iniciativa oferece informações sobre os riscos de fumar, orientações para lidar com a abstinência e a dependência, e o apoio no processo de parada e aquisição de hábitos de vida mais saudáveis.

“O foco principal é o desenvolvimento de habilidades para enfrentar as situações facilitadoras da recaída”, explica a enfermeira de Promoção de Saúde da Unimed Sul Capixaba, Juliana Cremonine.

Os grupos são formados três vezes ao ano e seguem a metodologia do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O mais recente teve início no dia 21 de agosto e terá encontros até 6 de novembro. As reuniões ocorrem sempre às quartas-feiras, às 18h30, na sede da Unimed Sul Capixaba, em Cachoeiro.

 Alerta

“O lado bom do cigarro é não fumar”, afirma o médico rádio-oncologista do Hospital Evangélico de Cachoeiro e atual diretor clínico da instituição, Bruno Resende. Ele complementa: “O cigarro é absolutamente deletério para a saúde não apenas de quem fuma, mas também para a de quem está perto”.

De acordo com o especialista, o combate ao cigarro deve ser feito o quanto antes. “Quanto maior o tempo de exposição aos males do cigarro, maiores os riscos. Para de fumar é um passo importante. E diminui gradativamente os efeitos maléficos do cigarro no organismo e seus riscos. Algumas doenças, quando instaladas, são mais facilmente tratadas com a ausência do ato de fumar”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

morte-rio-itapemirim-15-06-2024

Morte misteriosa: Corpo encontrado preso entre pedras sob ponte da Ilha da Luz

casagrande-divino-de-sao-lourenco-15-06-2024c

Casagrande libera pacote de obras em Divino de São Lourenço

acidente-carro-caminhao-15-06-2024

Batida entre caminhão e Fiat Strada deixa motorista ferido em Cachoeiro

lula-15-06-2024

Lula classifica de insanidade proposta que equipara aborto a homicídio

missao-amazonia-14-06-2024

Batistas de Cachoeiro participam de missão de amor e assistência na Amazônia

prisao-apreensao-mimoso-14-06-2024

100 kg de maconha trazidas do RJ para o ES são apreendidas em Mimoso do Sul

anderson_freire

Anderson Freire doará cachê de show na Festa de Cachoeiro para entidades sociais

vista-cachoeiro-14-06-2024

Cachoeiro facilita abertura de empresas com novas medidas de desburocratização

Leia mais