Nonagenário de Cachoeiro dá exemplo de vitalidade e bom humor

Nonagenário de Cachoeiro dá exemplo de vitalidade e bom humor
Nonagenário de Cachoeiro dá exemplo de vitalidade e bom humor
Redação Dia a Dia

O mineiro de Muriaé José Ferreira Rabello, de 91 anos, viúvo e pais de seis filhos, que mora em Cachoeiro há 58 anos, é um idoso muito bem disposto, não tem as rugas que se imagina para uma pessoa com a sua idade, é bem humorado, jovial e excelente companhia.

Ele trabalhou por 36 anos no Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER) e quem supõe que para ele a aposentadoria e a chegada da idade foram o fim da linha e o impedem de fazer alguma coisa, está muito enganado, já que o idoso não para.

É tão ativo que precisa ser controlado pela família, preocupada com a autonomia excessiva que pode colocar sua segurança em risco. “Às vezes a gente conta as artes que ele faz e ele briga e reclama que não é criança”, relata o genro Mário de Jesus Temporim.

“Seo” Zé às vezes lembra um adolescente travesso e “desobedece” as orientações familiares e sai de casa para se encontrar com os amigos no bar para assistir futebol e tomar uma cervejinha. O filho Edmar Rabello conta que quando estão na praia, em Itaipava, ele anda de bicicleta todos os dias e faz questão de comprar o pão. Andaria em Cachoeiro se não fosse impedido pelos familiares.

Sua disposição talvez se deva à boa alimentação e disciplina com que faz regularmente às atividades físicas. Antes as caminhadas diárias fora de casa, e atualmente os exercícios mais seguros, desenvolvidos dentro de casa. Edmar diz que mesmo em tempos de pandemia, “Seo” Zé não parou com as atividades físicas e caminha sempre muito.

“Ele se alimenta bem demais e faz suas caminhadas em casa e exercícios, levantando e sentando da cadeira em três séries de 20, três vezes por semana”, relata o filho.

Segundo Edmar as pessoas se surpreendem ao vê-lo subindo as escadas para chegar ao apartamento em que mora, no segundo andar do prédio no bairro Vila Rica, sem ficar ofegante.

Mário diz que “Seo” Zé Rabello é realmente admirável, de bem com a vida e tem uma saúde invejável. “Ele fez exames recentemente e os resultados estão ótimos para uma pessoa de 91 anos. Estão melhores que os meus”, brinca.

Quer saber que conselhos ele daria aos mais jovens para terem uma vida longa e saudável como a dele? “Não fumem essas porcarias”.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias