A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou portaria estabelecendo novas regras para visitas religiosas nos 19 hospitais da rede estadual.
A medida, segundo a Sesa, tem como objetivo promover maior conforto espiritual por meio do atendimento religioso e manter a ordem no ambiente hospitalar. A portaria entra em vigor nesta quinta-feira.
A prestação de assistência religiosa será feita a pedido do próprio paciente, dos familiares ou por livre vontade do líder religioso, desde que siga as regras da unidade hospitalar, como horário estabelecido para visitas e a utilização de equipamentos de higiene, como por exemplo, luvas, toucas e máscaras.
Com as novas regras, o líder religioso deve se apresentar à direção da unidade de saúde com identificação religiosa e pessoal, informar os nomes de quem pretende visitar e a atividade que deseja realizar. Uma equipe vai orientar sobre as regras de higiene e acessibilidade dentro do hospital.
A medida exige ainda, que as atividades religiosas sejam feitam com mais brevidade possível para não atrapalhar o tratamento do paciente, como avaliações e ingestão de medicação.
A medida também reconhece a visita religiosa e sua importância e impõe que o hospital deve comunicar, além da família, o óbito do paciente quando o líder religioso estiver identificado no prontuário. Também veda ao líder religioso qualquer interferência em procedimentos médicos.
Quando não convidado pela família ou paciente, o líder pode fazer visitas entre as 8h00 e 20h00, podendo ser interrompida a qualquer momento pela equipe médica.
Uma resposta
Oi bom dia tudo bem? me chamo Christiano (sou pastor), morador da comunidade da Ilha do Príncipe Vitória -ES, sou formado em capelania prisional e hospitalar; o motivo de meu contato é de saber como faço para ter acesso as visitas de evangelizações nos hospitais, pois em meados do ano de 2007 até 2017 eu tinha um grupo de evangelizações em hospitais e presídios onde já realizamos diversos trabalhos com alguns internos, inclusive fora de alguns municípios e Estados também, atualmente estávamos realizando as visitas em alguns hospitais da grande Vitória mas devido a epidemia que houve deu-se uma parada, agora estamos querendo voltar. Atualmente eu tenho um grupo de pessoas com 6 pessoas da igreja querendo executar os trabalhos. por favor teria como me orientar como devo retomar os trabalhos?.