Segundo o último boletim extraordinário, emitido às 11 horas desta quarta-feira (23) pela Defesa Civil, 14 municípios capixabas estão com decreto de emergência em vigor.
Deste total, nove estão situados no Sul do Estado. São eles, Mimoso do Sul, Iconha, Vargem Alta, São José do Calçado, Guaçuí, Alegre, Ibatiba, Castelo e Muqui.
Também decretaram emergência as cidades de Santa Tereza, Viana, São Mateus, Barra de São Francisco e Afonso Cláudio.
As cidades de Mimoso do Sul e Vargem Alta aparecem duas vezes no relatório, pois possuem dois decretos em vigor.
“São três meses com chuvas constantes, não são tão intensas, mas é por um período longo e isso faz com que o terreno fique saturado, fragilizado e nos trás grande preocupação, principalmente em áreas de encostas”, alertou o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel André Có Silva.
Depois de causar problemas no Sul do estado, a preocupação também se volta para o Norte. “Temos problemas sérios porque está chovendo muito na cabeceira do Rio Doce, provocando a cheia do rio”, ressaltou André, durante entrevista enquanto vistoriava a cidade de Mimoso.
Em Linhares, por exemplo, que é banhada pelo Rio Doce, 22 pessoas estão desabrigadas e foram levadas para o ginásio do bairro Conceição.
Como funciona o decreto de emergência?
O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel André Có Silva, explicou a importância do decreto de emergência e algumas etapas que são necessárias para que a população possa sentir os benefícios.
Ele ressalta que ao decretar emergência, o prefeito pode tomar algumas ações mais rápidas, sem necessidade de passar pelos trâmites burocráticos da licitação, além de poder mexer no orçamento para atendimento às vítimas e ações emergenciais.
Ao homologar o decreto de emergência, o estado pode colaborar com o município em algumas ações, como por exemplo, repasse de recursos e o emprego de hora/máquina para limpeza de ruas e desobstrução de estradas.
Por fim, segue para a homologação federal que permite, entre outras coisas, a liberação do saque do FGTS para as famílias afetadas pela chuva.