ter 8/abril/2025 23:31
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Paulinho Barros e Peter Costa diplomados. Foto: Beto Barbosa

Novo prefeito de Mimoso já recebeu mais de mil pedidos de emprego

redacao
Redação Dia a Dia

O mais jovem prefeito eleito do Espírito Santo tem planos de apertar o cinto nas finanças de Mimoso do Sul e nomear uma equipe mínima para dar início ao governo e levantar a real situação financeira da prefeitura do Sul do Espírito Santo. Peter Costa (Republicanos), de 30 anos, já recebeu mais de mil pedidos de emprego e disse que a prioridade é trazer empresas para a cidade e gerar postos de trabalho.

Peter Costa e seu vice, Paulinho Barros (PTB), foram diplomados na tarde desta sexta-feira (18), no Salão do Júri do Fórum de Mimoso do Sul, assim como os vereadores eleitos para a próxima legislatura.

Vereadores eleitos de Mimoso. Foto: Beto Barbosa

A chapa foi eleita no dia 15 de novembro com 48,97% dos votos e irá substituir, em 2021, o atual chefe do Executivo Angelo Guarçoni, o Jiló.

Nesta entrevista, Peter fala dos planos para desenvolver o município e valorizar o turismo da cidade.

O senhor disse recentemente que pretende organizar as finanças do município. Em setembro do ano passado, chegou a faltar dinheiro para pagar aposentados e pensionistas, e o atraso chegou a 10 dias. Como resolver o problema de falta de caixa?

Peter Costa – A primeira coisa que vamos fazer é reduzir gastos porque do jeito que está, não tem como. Não sobra recursos para investimentos, não sobra dinheiro nem para poder pagar a folha dos aposentados e pensionistas. E acaba gerando a situação que aconteceu. A folha dos aposentados, pensionistas e dos funcionários efetivos tem que ser prioridade.

De início vamos entrar e fazer a nomeação apenas das principais funções, como secretários, subsecretários e as nomeações mais importantes que têm que ter para a prefeitura não deixar de funcionar.

Para a gente estar dentro da real vida financeira da prefeitura porque a gente não sabe muitos detalhes. Infelizmente, a nossa transição foi um pouco conturbada. Mas faz parte e no dia 1º de janeiro é isso aí: economizar e nomear só aqueles que forem mais importantes enquanto a gente levanta a real situação da prefeitura para a gente começar a governar.

O maquinário da prefeitura está completamente acabado, então vamos precisar gastar dinheiro nisso. A área rural da nossa cidade é muito grande e o pessoal está sofrendo muito com a qualidade das estradas. Isso será uma prioridade de início porque não pode ficar do jeito que está.

O senhor pretende reduzir o número de secretarias?

De início pretendo unir Cultura e Turismo. Para o resto das secretarias não vou nomear todo mundo. Vamos ter secretários respondendo por mais de uma pasta.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Quais são os seus projetos para desenvolver a cidade e gerar empregos?

Já estamos mantendo contato com algumas empresas que têm vontade de se instalarem no Espírito Santo. Temos algumas conversas. O principal foco nosso de início vai ser ofertar terreno, isenção, o que for possível. Atuar junto com a Câmara Municipal para aprovar o que tiver de ser aprovado para oferecer benefícios para que empresas possam vir para o município gerar empregos.

O principal problema do nosso município é a geração de empregos. Eu mesmo já tenho mais de mil pedidos de emprego. É bom a população saber que infelizmente se eu empregar todo mundo, a prefeitura vai continuar engessada do jeito que está e seguir sem fazer nada. Isso eu não quero para a minha vida.

Tenho falado muitos nãos para pessoas amigas, pessoas que participaram da nossa campanha, mas se eu der emprego, vou estar ajudando uma família, mas atrapalhando o município.

Mimoso do Sul tem vocação turística? Como pretende explorar esse potencial?

Tem vocação, sim. O nosso Cristo Redentor é muito bonito, mas precisa de uma boa reforma. Estamos em contato com a Associação Comercial para a gente dar uma reformada, construir um deque, barzinho para funcionar aos finais de semana.

Temos também o Pico dos Pontões, que é um lugar muito turístico, mas que precisa ser mais valorizado. Tem o nosso distrito de São Pedro de Itabapoana, tem nosso festival que infelizmente não teve por causa da pandemia e se Deus quiser em 2021 vamos ter condições de fazer.

Tem nossa Festa de Santo Antônio, nossa festa italiana, o Festival do Beiju em Conceição do Muqui. São festas que precisam de apoio do governo do Estado para poder melhorar a estrutura e atrair turistas para o nosso município. E também nossa Folia de Reis, que está parada sem incentivo nenhum.

Esta sexta-feira (18) é o grande dia da diplomação como prefeito. Como está se sentindo?

Estou me sentindo muito feliz. É a realização de um sonho e vai dar tudo certo, se Deus quiser vamos fazer um bom mandato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
feira de páscoa-08-04-25

Cachoeiro promove feira de produtos da Páscoa a partir do dia 15

Eliane Turini vai assumir PSb em Vargem Alta

Eliane Turini vai assumir presidência do PSB em Vargem Alta

celular seguro-08-04-25

Governo Federal começa a enviar mensagens para celulares roubados ou furtados

PRF inicia ação educativa para tornar transporte de rochas mais seguro no ES

PRF inicia ação educativa para tornar transporte de rochas mais seguro no ES

Caravana Margaridas estará em Anchieta neste sábado

Serviços gratuitos e feira empreendedora para mulheres em Anchieta neste sábado

Dia V de Vacinação aconteceu nesta segunda.

Governador lança estratégia de vacinação contra influenza no ES

cachoeiro-food-beer-07-04-25

Cachoeiro Food Beer chega à 7ª edição prometendo agitar o feriadão em maio

THmaela-piumaa-07-04-25

Atleta de Piúma é ouro em etapa do Brasileiro de Vôlei de Praia

Leia mais