O Espírito Santo contabiliza 77 mortes e 2.164 casos confirmados de coronavírus até esta terça-feira (28). As informações são do painel Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O Estado já tem 591 pessoas curadas da doença.
No Sul do Estado, o número de registros confirmados em Marataízes saltou de 2 para 11. Um 12º caso é o de uma pessoa que mora em outro Estado e que procurou o serviço de saúde na cidade, segundo boletim divulgado pela prefeitura na tarde desta terça.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Marataízes informou que devido a problemas operacionais no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen), houve um atraso na divulgação dos resultados dos exames de casos suspeitos de Covid-19 relativos a todos os municípios.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, por conta do aumento no número de casos em Marataízes, há uma previsão de que o município seja reclassificado pelo Estado do nível de risco baixo para moderado.
De acordo com a secretaria, todos os casos suspeitos e confirmados, bem como os seus contatos domiciliares, estão em isolamento desde a notificação e acompanhamento por suas respectivas unidades de saúde. Foram 5 casos confirmados no Centro, 4 em Santa Tereza, 1 em Barra de Itapemirim e 1 na Lagoa do Siri.
Já Cachoeiro de Itapemirim voltou a registrar mais 2 casos da doença, chegando ao total de 10. Desses, 8 pacientes já estão curados, segundo a prefeitura.
O Estado já registra casos de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não há como identificar a origem da contaminação.
No Brasil já são 71.886 casos confirmados de Covid-19, com um saldo de 5.017 mortes, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça.
Tratamento
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
Como se prevenir
• Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão.
• Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização;
• Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal.
• Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado.