Qualquer pessoa que transite pelas ruas e avenidas de Cachoeiro de Itapemirim, seja como pedestre ou não, está habituada a ver a ação dos agentes de trânsito.

No entanto, são poucos os que se atentam para a importância do trabalho que esses profissionais realizam diariamente nas vias públicas de qualquer cidade brasileira.

A fim de reforçar institucionalmente o reconhecimento dessa atividade, a Presidência da República sancionou, no dia 5 de junho de 2013, a Lei nº 12.821, que instituiu a data de 23 de setembro, como o Dia Nacional do Agente de Trânsito.

Agente de trânsito de Cachoeiro de Itapemirim, um amigo, um heroi. Foto: Reprodução

E esse profissional trabalha em um ambiente complexo, de realidades desafiadoras, composto por seres humanos com diversos tipos de comportamentos e personalidades, além de outros elementos marcantes, como a ação do tempo, animais, obras de arte urbanas, sinalizações complexas ou a inexistência delas.

É um profissional imprescindível para a mobilidade urbana, principalmente na questão de ser gestor de um trânsito, cuja frota aumenta cada dia, além de administrar as relações interpessoais com os pedestres, ciclistas e demais usuários das vias.

Um grande profissional e também um ser humano

Atuam de maneira diferenciada e multidisciplinar, realizando ações de fiscalização, dando apoio em eventos religiosos e esportivos, atuando em enchentes como apoio imprescindível à Defesa Civil. São os anjos da guarda de idosos, crianças e cadeirantes.

Os agentes de trânsito são profissionais dinâmicos e essencialmente importantes. São eles que organizam e fiscalizam o trânsito e o torna mais humano, além de fazer cumprir o Código de Trânsito Brasileiro.

Enfrentam sol e chuva, diversas adversidades, e nesse mês de setembro, fica a homenagem a esse profissional tão importante para nossa cidade.

Agente de trânsito flagrado auxiliando um condutor com um veículo defeituoso: exemplo de senso de dever, altruísmo e humildade. Foto: Reprodução de vídeo

Parabéns a todos os agentes de trânsito do Brasil e em especial de Cachoeiro de Itapemirim.