sex 19/dezembro/2025 00:33
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

O Grito dos Oprimidos

ESCRITORAS CACHOEIRENSES - Dandara Dias. No dia 07 de setembro de 1822, sobre as margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou o grito de independência.

No dia 07 de setembro de 1822, sobre as margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro I proclamou o grito de independência. Na atualidade, essa data faz memória de um momento coletivo da história brasileira. Mas esse coletivo não representa a todos, pois a independência chegou diferente para cada um.

Nem todos compreendem a força do grito popular, sábios os que dizem “a voz do povo é a voz de Deus”, pois quando o povo entender que a união faz a força, compreenderão a necessidade de ajudar e apoiar ao próximo.

Por isso, hoje será meu grito a ecoar pelos quatros cantos do mundo.

“Hoje eu grito pela Independência, pela liberdade de todo meu povo que aprisionados pelo sistema opressor, não vivem com dignidade.

Grito pela imparcialidade, para que todos tenham direitos iguais, e que a equidade seja prática do nosso cotidiano.

Grito pela insubmissão, contra a soberania que atinge nossa comunidade, que tenta oprimir o povo brasileiro.

Grito pelo nosso bem-estar e prosperidade tão esperada.

Hoje o grito é pelos meus!”

Dandara Dias. Mulher, negra, filha de lavradores, professora e historiadora. Descobriu-se negra tardiamente, devido ao racismo estruturado em nossa sociedade, e atua como ativista antirracista desde sua formação como docente aos 21 anos e, desde então, está na luta por um lugar de fala. Encontrou-se escritora aos 28 anos, após retratar suas lutas através da escrita. Valoriza a história local e a oralidade. Além disso, é artista, agente cultural, ambientalista e educadora social.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

Leia mais