ter 16/dezembro/2025 22:35
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

O passado do futuro – Parte 5

ARTIGO: Paulo Henrique Thiengo, engenheiro agrônomo, pesquisador de ferrovias e preocupado pelo futuro de Cachoeiro e região.
Paulo Henrique Thiengo. Foto: Acervo pessoal

ARTIGO: Paulo Henrique Thiengo, engenheiro agrônomo, pesquisador de ferrovias e preocupado pelo futuro de Cachoeiro e região. E-mail: paulohthiengo@gmail.com

 

Vale lembrar que o tal ‘ramal para Cachoeiro’, a partir da Safra, ligando a nova ferrovia com Monte Líbano é completamente inviável numa ferrovia moderna e teria chance zero de ser implantado.

Gostaria que cabeças pensantes desta cidade unissem neurônios de forma a discutirmos seriamente estes e outros assuntos. O futuro de Cachoeiro está seriamente comprometido e a Câmara está sendo visivelmente omissa quanto a isto. Da prefeitura não espero nada neste sentido.

No momento, por exemplo, estou lutando pelo desenvolvimento socioeconômico de São Vicente, visando gerar novas fontes de renda através do agro turismo e turismo de aventura. O potencial é fantástico para estas atividades. A prova disto é o sucesso da Pedra da Penha, situada na localidade de Alto São Vicente, que despontou apenas neste ano.

Há décadas faço a manutenção do lugar, limpando a trilha e preservando a antiga capelinha, de 1924, que seria demolida e substituída por uma de granito. Levei o caso ao Conselho de Cultura, do qual fazia parte (bem como o atual prefeito), e combinamos que a antiga seria mantida. Por ironia, na época era o único a defender a permanência da antiga e, hoje, não encontro uma pessoa sequer no lugar que tenha apoiado a substituição dela. Vá entender.

Tenho um dom, do qual me orgulho, de criar qualquer coisa concreta na mente e ainda lidar com vários projetos ao mesmo tempo, até mesmo interagindo entre eles, sem sequer precisar colocar no papel. Tenho inúmeras propostas para o lugar, concebendo o que fazer, como fazer, com que material e em que ordem, mas não consigo uma oportunidade de mostrar isto.

A comunidade local desconhece completamente o que seja agroturismo e turismo de aventura e o potencial do lugar para isto. Tanto é que caminha para ser um povoado pobre e cercado de chácaras de lazer (uma chácara de 1 hectare – 10.000 m² – vale R$ 300.000,00, justamente pela beleza do lugar). Tentei diversas vezes mostrar isto a eles, inclusive convidando o introdutor do agro turismo no país, o Leandro Carnielli, ao qual agradeço pelo inestimável apoio, que fez uma palestra lá.

No entanto, a situação é gravíssima, com desconhecimento total como já disse, e é preciso alguém de peso, bem conhecido deles, para isto. Sugeri o nome do Ferraço, mas também poderia ser uma sessão itinerante da Câmara, levando convidados para falar com eles. Usei a tribuna da Casa justamente para isto, meses atrás, mas nada foi em frente.

Nossa cidade está caminhando totalmente para o rumo errado, é perfeitamente possível demonstrar isto tecnicamente, mas estamos vivendo uma situação paradoxal onde ninguém quer enxergar isto. As soluções, quando existem e nem sempre viáveis, estão guardadas como trunfo nos bolsos de pretensos candidatos a prefeitos e também salvadores da pátria. Pobre cidade…

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

barco-mar

Assembleia Legislativa aprova lei que proíbe pesca por grandes traineiras no ES

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

Leia mais