Seis localidades do interior de Cachoeiro de Itapemirim vão passar a receber água tratada e canalizada para não mais precisar de abastecimento só por carros-pipas ou pela captação direta na água dos rios.
As obras que trarão essa melhoria fazem parte de um investimento de R$ 2,4 milhões para construção de novas redes de distribuição.
De acordo com a concessionária dos serviços de água e esgoto, encarregada pela execução do projeto, as intervenções tiveram início em setembro. Desde então, já foram feitos 2 mil metros de rede em direção a Timbó I e 500 metros para Retiro. A previsão de conclusão das atividades é de nove meses, em Timbó I, e de sete, em Retiro.
No km 9, as obras estão previstas para serem realizadas de março a agosto de 2020, envolvendo 5.145 metros de rede de água. Em Monte Líbano, a agenda é para maio e junho de 2020, em 900 metros.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Por fim, o cronograma chega a Alto Gironda, onde os serviços ocorrerão entre agosto e setembro de 2020, em 735 metros de rede. Lá haverá também obras da Estação de Tratamento de Água Comunitária, em junho e julho de 2020, com 2.175 metros.
“As novas redes de água tratada proporcionarão uma transformação radical nessas comunidades, que ganharão em qualidade de vida e em melhores condições para abertura de novos empreendimentos, resultando em geração de emprego e renda”, ressalta o prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho.
Contrato
A ampliação da rede de água tratada se tornou viável com a incorporação dessas áreas ao contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, efetivada por meio de termo aditivo assinado pela prefeitura.
Para a execução das obras, a prefeitura informou que optou pela modalidade de subvenção para investimentos, que “desonera o valor orçado pelo prestador de serviços, devido à não incidência de tributos sobre os custos das obras – resultando na redução do orçamento da obra à metade”. Os trabalhos são acompanhados pela Secretaria Municipal de Obras.